23/05/2013

Dois mil fiéis participam de missa em honra a Santa Rita de Cássia

A celebração eucarística em honra a Santa Rita de Cássia concentrou duas mil pessoas na noite de ontem, quarta-feira (22), no Jardim Planalto, em Artur Nogueira. A missa foi celebrada pelo Padre Élcio Roberto Medeiros e aconteceu em uma tenda montada em frente à igreja. Fotos: Gilberto Antonio Giratto Acompanhe a seguir uma entrevista com […]

A celebração eucarística em honra a Santa Rita de Cássia concentrou duas mil pessoas na noite de ontem, quarta-feira (22), no Jardim Planalto, em Artur Nogueira. A missa foi celebrada pelo Padre Élcio Roberto Medeiros e aconteceu em uma tenda montada em frente à igreja.

Santa Rita

Santa Rita

Santa Rita

Santa Rita

Santa Rita

Santa Rita

Santa Rita

Fotos: Gilberto Antonio Giratto

Acompanhe a seguir uma entrevista com o Padre Élcio sobre a vida, a mensagem e milagres de Santa Rita:

Qual é a história de Santa Rita? É uma história muito bonita e inspiradora. Ela nasceu em 1381, e desde muito jovem sempre foi muito religiosa e devota a Jesus Cristo, tanto que ela pretendia seguir esse caminho de fé como Irmã religiosa. Mas como era na época e também há pouco tempo atrás, a família já confiava em casamento uma filha a outro. Assim ela foi confiada a Ferdinando, que era de uma personalidade violenta e agressiva. Dentro de um prazo de aproximadamente 20 anos de convivência, Rita em Cássia conseguiu transformar a personalidade de seu marido em uma pessoa mais compreensiva, pacifica e de fé. Ele acabou morrendo assassinado porque não queria fazer aquilo que algumas famílias estavam impondo a ele. Queriam que ele fosse vingativo. Quando ele se negou a fazer foi morto, como uma “queima de arquivos”. Para refletirmos, morreu porque se converteu, morreu porque mudou de postura, mudou de vida. Nesse momento Santa Rita tinha dois filhos, que juraram vingança pela morte do pai. Conta o costume que Rita pediu em oração que preferiria ver os filhos mortos ao invés de vê-los como assassinos. E em pouco tempo, Rita também perdeu seus dois filhos, assassinados pela mesma família que matou seu marido. Mesmo ao meio de tanta dor e sofrimento, a esposa e mãe ainda perdoou os assassinos de sua família.

Foi nesse momento que ela entrou para o convento? Antes disso, ela passou por um momento de crise pessoal, onde se viu sozinha no mundo, abandonada. Imagine a sua situação. Hoje, ficamos tristes com a morte de uma pessoa próxima, imagina enfrentar e entender a morte de toda sua família. Mesmo assim ela não negou amor a Deus. Depois disso, ela tentou entrar para o convento, mas não foi bem recebida, devido alguns paradigmas da época, como a virgindade, e ela já estava casada há quase 20 anos. Mesmo sendo viúva, ela encontrou muita resistência. Conta a tradição, que Rita desceu em um campo gramado, deitou-se no chão, dormiu e quando acordou estava dentro do convento. Essa história é contada com muita veracidade pelos moradores daquela região. E desde então ela ficou naquele local. Viveu até os 76 anos de idade.

Ela possui um estigma na testa. Qual o significado desta marca? Em uma Sexta-feira da Paixão, Santa Rita, ao participar da celebração e ouvindo o sacerdote narrar sobre o sofrimento de Jesus, ela se comoveu e desejou participar da paixão de Cristo. Conta a história que neste momento um espinho que estava na imagem de Cristo crucificado saiu e atingiu a testa de Rita. A ferida não cicatrizou e teve que ser cuidada até o dia de sua morte.

E o milagre da rosa? Era inverno na Itália, e como todos sabemos, as rosas não brotam nessa época do ano, seu ciclo natural de florescimento acontece na primavera. Rita já estava enferma e desejou que uma das irmãs fosse até o jardim do convento e colhesse um rosa. A irmã mesmo contrariada, pois sabia que era impossível uma flor nascer no meio da neve, saiu e, inexplicavelmente, encontrou uma linda rosa no local. Hoje, Santa Rita é atribuída como a Santa das Rosas. A rosa ficou como um sacramental de sua presença.

Hoje, após mais de 500 anos de sua morte, o corpo de Santa Rita permanece incorrupto dentro de uma urna no santuário de Cássia, na Itália. Como se explica esse fenômeno? É a graça de Deus. A ciência em si não consegue explicar o fato. Um corpo jamais conseguiria resistir a tanto tempo sem contar com nenhum tipo de química.

Qual é a principal mensagem que Santa Rita nos deixa? É a santificação da vida no cotidiano. Muitas vezes acreditamos que para sermos santos precisamos fazer alguma coisa extraordinária, fora do comum. Ela nos mostra que a santidade é dada no dia a dia, amando as pessoas a nossa volta, perdoando suas adversidades, seus limites. Santa Rita viveu profundamente o amor cristão, enfatizo e admiro sua capacidade de perdão aqueles que mais a prejudicaram. É nisto que reside a verdadeira vivência da fé cristã. Juntamente com a sua vida dedicada ao amor a Cristo e aos irmãos é que Santa Rita santificou-se na vida.

Mesmo nascida em outro país, Santa Rita tem muitos devotos no Brasil, inclusive em Artur Nogueira. O que se deve a isso? Acredito que exista uma identificação do povo brasileiro, que passa por situações de sofrimento na família, semelhante aos sofrimentos vividos por Santa Rita com seu esposo. Ela sofreu em seu casamento e, hoje, quantas e quantas mulheres não se veem no dever de santificar seus esposos, que estão desvirtuados. O sofrimento que ela sentiu está presente em muitos lares.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.