18/09/2016

Diretora da escola de Artur Nogueira com maior nota no Ideb fala sobre resultado

Simone de Menezes explica como a EMEF Elysiário Del’ Álamo alcançou nota e conta os desafios da profissão.

Da redação

Na última semana foram divulgados os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que visam avaliar a educação nas escolas municipais de todo país. Artur Nogueira registrou sua maior nota na avaliação, com uma média de 6,5 – superando a meta até então planejada pelo município.

Para falar sobre o desempenho da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elysiário Del’ Álamo, que obteve nota no IDEB de 6,8 – a maior média do município, o Portal Nogueirense conversou com a diretora da Elysiário, Simone de Menezes. Nesta entrevista, a diretora explica os desafios e ações promovidas pela EMEF, que resultaram na maior nota de Artur Nogueira.

201609168_1544083-1474166926

Artur Nogueira registrou o seu maior índice do IDEB, atingindo 6.5. Como você vê esse aumento em relação aos anos anteriores? Vejo um aumento muito grande que é resultado diante de grandes esforços, através de um trabalho em equipe. Temos grande comprometimento, amor, dedicação, companheirismo, enfim, envolvendo todos os profissionais que trabalham na educação.

A Elysário Del’Álamo, escola da qual você é diretora, obteve a maior nota no Ideb do município. A que você atribui esta marca? Como diretora da Elysário Del’Álamo vejo que é um marco para a história da educação de Artur Nogueira. Sinto muito orgulho em poder fazer parte dessa conquista, juntamente com minha equipe. Aliás, essa é a equipe que nós chamamos de família Elysário.

Qual o diferencial que existe na Elysário Del’Álamo em relação a outras escolas do município? Para mim, pelo fato de ser uma escola com um grande número de alunos e funcionários, nós ultrapassamos todas as barreiras, pois nos deparamos com vários desafios. Eles são inúmeros, mas nos fazem crescer e ter vontade de melhorar, ajudar ao próximo e ir em busca do melhor, sempre.

Nota-se que a escola promove algumas atividades diferenciadas, como festas, homenagem ao patrono e o projeto do “meu primeiro livro” onde as crianças ilustravam e escreviam seus próprios livros. Qual o objetivo em realizar essas atividades? Nosso objetivo é enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Buscamos trabalhar a auto-estima dos nossos alunos por meio de projetos com temas voltados às necessidades reais das crianças, com ações que visam sanar as dificuldades dos estudantes. Também envolvendo pais, professores, comunidade e funcionários da unidade escolar, tudo isso pensando em aprimorar cada vez mais o conhecimento.

Qual o papel do diretor no corpo escolar? Posso dizer que o papel do diretor no corpo escolar é fundamental para que tudo possa acontecer da melhor forma possível. Tenho o cuidado de estar por dentro e preocupada com cada detalhe e cada ação que surge diariamente. Tendo um olhar atento e crítico mediante cada ação que precisa ser resolvida. Contando com a contribuição dos outros funcionários da escola que são imprescindíveis.

Por que seguir a carreira no ensino público? Por amar muito minha profissão e por poder contribuir para a educação. Com essa profissão eu tento criar na escola um ambiente prazeroso junto com alunos, pais, professores e funcionários. Deixando esse ambiente mais aconchegante para que se torne um trabalho prazeroso e resulte no desenvolvimento significativo dos profissionais e alunos envolvidos.

Quais os aspectos positivos no trabalho de dirigir uma escola? São muitos benefícios. Pois posso depositar na escola municipal toda a bagagem e conhecimento que adquiri significativamente ao longo do tempo em minha profissão.

Qual a maior dificuldade em gerir uma escola pública? A maior dificuldade seria se eu não encontrasse apoio em meus desafios, mas isso não acontece, pois encontro apoio dos meus superiores, principalmente de minha equipe da Elysário Del’Álamo, buscando resultados satisfatórios sempre.

Você acha que o trabalho atual na educação de Artur Nogueira está perto de ser o ideal? Com certeza, pois esse trabalho está sendo feito ao longo do tempo. O município de uma forma geral alcançou nota 6.5 e a nossa escola alcançou 6.8, isso sem dúvida significa que já estamos caminhando para o ideal.

Como você prevê o futuro da educação no município? Conforme tenho visto, sei que a educação de Artur Nogueira percorreu um grande caminho sempre em busca de melhorias. Devemos lembrar que o mundo vive em constante mudança e por isso existe necessidade de buscar o novo, o atual para que possamos desenvolver sempre um bom trabalho. Existe uma frase que me marca muito e que quero deixar para reflexão nesse momento importante da nossa história. “O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe” – Murilo Cintra de Oliveira Margarida.

20160916_154710-1474166916


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.