11/09/2016

Designer de Artur Nogueira fala sobre projeto exposto na Expoflora

Allan Oliveira explica sobre a profissão e mostra detalhes de seu trabalho.

Rui do Amaral

img_9977-1473451723

A 35ª Expoflora, tradicional evento realizado em Holambra/SP, além de destacar o que há de melhor do mundo do cultivo de flores, costumes e gastronomia holandesa, também dá espaço para artistas de diversas áreas mostrarem seus trabalhos. Dentro do espaço da Expoflora, ocorreu este ano a 12ª Mostra de Paisagismo e Jardinagem, onde designers de todo país puderam mostrar todo seu talento em decoração, aliando ergonomia, estilo e sustentabilidade.

Artur Nogueira também se destacou. Allan Oliveira, Designer de Interiores, ganhou destaque na mídia nacional com o ambiente criado por ele na Mostra de Paisagismo. Sempre preocupado em utilizar materiais baratos e reutilizáveis, Allan mostra que é possível criar um espaço exclusivo e aconchegante apenas usando a criatividade. O designer afirma ainda que qualquer um pode contratar um profissional do ramo para dar aquele tapa no visual de sua casa, jardim ou estabelecimento comercial.

Segundo Allan, o mercado da decoração e design está crescendo constantemente e tem tudo para se fazer presente nos lares nogueirenses. Nesta breve conversa, o designer explica alguns detalhes da profissão e fala sobre o ambiente que criou para a Mostra na Expoflora, onde reuniu itens reutilizados e sustentáveis, mostrando que com criatividade e talento é possível aplicar conceitos artísticos sem prejudicar a natureza.

Como você vê o mercado de decoração e designer de interiores em Artur Nogueira? Como é a demanda? Esta é uma área em que a oferta de trabalho tem sido ampliada. Há algum tempo, o profissional formado em Design de Interiores atuava apenas na decoração de ambientes em residências de famílias com alto poder aquisitivo. Hoje a realidade é outra. Atualmente, todos pretendem ocupar seu espaço de forma racional e fornecer conforto e boa aparência para seus usuários e clientes, dar maior funcionalidade a suas instalações, e isso têm gerado maior procura pelo designer de interiores. Há quanto tempo você se envolve com decoração e como se interessou pela área? Sempre tive prazer em fazer trabalhos na área. Desde pequeno gostava de arrumar, pintar e renovar a casa. Trabalho na área desde 2009.

Fora isso, que outras atividades você exerce? Sou Designer de Interiores e atuo na área com projetos e consultoria na área comercial, residencial e corporativa. Também trabalho com adesivos decorativos, papel de parede, desenvolvo e executo vitrines e fachadas comerciais. E todo mundo também sabe que tenho um salão de beleza em parceria com minha irmã, o Stúdio 3.

É muito caro decorar um ambiente? Não. Hoje o design está ao alcance de todos.

expoflora-allan-e-gabriel-09-2016-9-1473451756

Como se deu sua seleção para participar da mostra de decoração na Expoflora? Nos fale a proposta do seu ambiente. Foi minha primeira participação e fui convidado pela organização. A Mostra de Paisagismo e Jardinagem 2016 tem por objetivo mostrar as possibilidades de cultivarmos o bem-estar ao tornamos mais confortáveis, bonitos e agradáveis os ambientes em que vivemos. O Loft, que é um ambiente todo integrado com quarto, sala e cozinha (que foi o espaço que projetei) alia a inovação à sustentabilidade e criatividade. Apresento ideias baratas, mas com design. Todos que passarem pela mostra poderão ver como exemplo o reuso de bacias para um lustre, tapete geométrico feito com carpete, painel de pontaletes de eucaliptos, balanças como prateleiras, lousa na cozinha e muito mais. Como disse, hoje em dia qualquer pessoa pode contratar o trabalho de um Designer de Interiores, pois temos que atender e entender a necessidade do nosso cliente e criar soluções que cabem no bolso de cada um.

Como foi integrar o paisagismo no interior que você projetou? A ideia principal foi trazer a natureza para dentro de casa, para isso utilizamos plantas, texturas e materiais que remetessem a isso. Então usamos plantas de luz indireta, madeira, pedras e o aconchego e relaxante barulho de água em um lago com carpas dentro do quarto.

img_9969-1473451778

Quais são os aspetos mais importantes de uma decoração? É necessário que um projeto tenha uma boa estrutura, com materiais simples, mas adequados. Assim, qualquer projeto se torna fácil de se realizar. Procuro criar ambientes agradáveis para viver, preocupo-me bastante com a rotina de quem habita o lar e não somente em criar uma divisão bonita visualmente.

De onde vêm suas inspirações para decorar? De todos os lados! Seja as viagens, revistas, situações inusitadas, etc. Tudo acaba por ser o fio condutor de várias ideias.

Como é o seu processo criativo para os projetos que você assina? Primeiramente, gosto de analisar a situação apresentada pelo cliente: o estilo, os problemas, a organização e os desejos. Depois vem a melhor parte: escolher o conceito, materiais, tecidos e acessórios, utilizando algumas peças chave que fazem toda a diferença na decoração. Gosto muito de desenhar peças diferentes ou reaproveitar algumas em todos os projetos e em captar a essência do meu cliente.

expoflora-allan-e-gabriel-09-2016-5-1473451796

Após uma ideia ser fixada, quais são as etapas até o projeto ficar pronto? O processo inicia-se com uma visita ao cliente e ao local para elaborar a proposta do projeto. Geralmente eu apresento em 3D, pois o cliente já vê como seu ambiente vai ficar no resultado final. Depois de aprovada e de definir todos os elementos (implementação do mobiliário, cores, têxteis, iluminação e adereços) é que se efetuam as encomendas e, por fim, as montagens.

Com que estilo de decoração você mais se identifica? Quem me conhece sabe que sou apaixonado pelo estilo vintage ou retro, mas trabalho com vários estilos. Adoro a versatilidade da profissão! Numa semana estamos fazendo um espaço moderno e na semana seguinte um espaço vintage, ou romântico, ou étnico… A versatilidade de estilos é o que torna todos os projetos diferentes e que seja sempre divertido desenvolver cada um deles.

Hoje em dia, muito se fala em sustentabilidade. Você leva este conceito em consideração na hora de projetar um interior? Sim, hoje temos que pensar desde o começo de uma obra para não gerarmos tanto lixo e termos uma obra limpa até a finalização do espaço na decoração. A sustentabilidade, além de permitir o reaproveitamento de materiais, ainda dá uma originalidade única aos ambientes. Com criatividade, podemos transformar o que achávamos ser lixo em peças lindas de decor. E não faltam ideias para se pôr em prática.

img_9974-1473451814

Por que uma pessoa deveria contratar um designer de interiores? O principal motivo hoje é que o cliente não tem tempo adequado para pensar em inúmeros detalhes que cercam um design de interior. Esse profissional planeja e organiza os espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente. A contratação de um profissional pode fazer toda a diferença para o sucesso do projeto, além de evitar prejuízos e dores de cabeça. O decorador irá planejar toda a decoração da casa, desde a escolha dos móveis ao porta-retratos do rack. Se o imóvel estiver em construção ou para ser entregue, melhor para o cliente, pois terá mais tempo para programar as compras dos objetos mais caros, que são os eletrodomésticos, marcenaria e revestimento. Nossa função é aliar o gosto do morador à suas reais necessidades. Nem sempre o que o cliente quer é o que ele precisa. Portanto, o designer/decorador irá ouvir e entender a família que viverá na residência e, mais do que isso, orientar e criar mecanismos para aliar no projeto fatores estéticos, funcionais e econômicos, com aproveitamento ideal dos espaços. É importante saber quanto o cliente quer investir na decoração. O valor a ser investido na residência é que dará o norte para o projeto, nas dimensões ideais e de acordo com as demandas dos futuros moradores. Por isso é importante a contratação de um profissional. O projeto irá orientar o cliente de acordo com suas possibilidades, sem haver arrependimentos em compras mal planejadas, como uma cama que não cabe no quarto, por exemplo.

Contato: (19) 9 9310-5448 ou designerallan@gmail.com


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.