26/09/2017

Defesa Civil de Artur Nogueira se mobiliza para conter incêndio próximo a Aidan

ASSISTA AO VÍDEO

Da redação

Um novo incêndio de grande proporção atingiu o município de Artur Nogueira. Nesta terça-feira (26), o incidente iniciou no final da tarde próximo a Assistência aos Idosos Desamparados de Artur Nogueira (Aidan). Segundo informações, esta não é a primeira vez que a circunstância acontece no terreno ao lado da entidade, o qual se refere a um depósito de entulhos da prefeitura.

As chamas começaram a se espalhar por volta das 17h30 e se alastraram por árvores que circundam o terreno da Aidan. Um carro da Defesa Civil se deslocou ao local para verificar a ocorrência para que, em seguida, fosse acionada a Brigada de Incêndio da cidade, que iniciou prontamente o serviço de contenção do fogo.

De acordo com a funcionária da Aidan, Sônia Alcântara, os idosos que moram na associação já sofreram com antigas queimadas. A enfermeira destaca os prejuízos que os moradores da entidade já estiveram susceptíveis. “Anterior ao incêndio de hoje, tivemos que levar os idosos ao Pronto socorro do Hospital Bom Samaritano, devido à fumaça gerada pela queimada. Esperamos que ninguém tenha a saúde prejudicada desta vez”, disse.

Agentes da Brigada de Incêndio informaram que o fogo não atingiu nenhum maquinário, automóvel ou prédio do setor ligado à Prefeitura. Também não houve registro de feridos devido ao incêndio.

Assista ao vídeo enviado pela leitora Aline Simões:

Estiagem

O tempo seco e sem chuvas – estiagem – facilitam o surgimento e a propagação de incêndios florestais, além de trazer riscos à saúde da população. A baixa taxa de umidade relativa do ar, inclusive, colocou Artur Nogueira em estado de atenção, que é declarado quando o índice fica abaixo dos 30%.

De acordo com uma nota divulgada pela Prefeitura de Artur Nogueira, a umidade do ar no município chegou a 22,4% na tarde desta terça-feira (5). Entre os problemas listados pela nota como decorrentes do tempo seco estão complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

A nota também menciona cuidados a serem tomados nessas circunstâncias. Quando a umidade estiver entre 20% e 30% (estado de atenção), é importante evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; e consumir água à vontade.

Quando a umidade estiver entre 12 e 20% (estado de alerta), observar as recomendações do estado de atenção; suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas.

No estado de emergência, quando a umidade do ar fica abaixo de 12%, observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc. entre 10 e 16 horas; durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Leia mais:

Fumaça gera onda de reclamações em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.