01/11/2014

Criminalidade em Artur Nogueira está em queda, afirma comandante da PM

Em audiência pública o oficial apresentou números que revelam redução nos principais índices de criminalidade no município.

Os índices criminais de Artur Nogueira apresentaram considerável queda nos últimos meses segundo dados divulgados pela Polícia Militar. Se no ano passado houve 1.125 casos, em 2014, até outubro, foram registrados 768 ocorrências policiais. Caso a média se mantenha até o final do ano, a estimativa é de que haja uma queda de pelo menos 30% nos índices. Os dados foram apresentados em audiência pública realizada pela PM na Câmara de Vereadores, na última quarta-feira (29).

IMG_8022

De acordo com o tenente Renan Alcântara, comandante da PM de Artur Nogueira, o município tem se destacado na queda de praticamente todos os índices criminais. Para ele esta redução  reflete o fortalecimento de estratégias de prevenção utilizadas pela PM. “Mesmo em dias em que não há apoio externo estamos mantendo uma rotina de ações de bloqueios policiais onde são checadas informações relativas aos ocupantes de veículos a fim de verificar se levam consigo armas, drogas ou objetos ilícitos bem como se estão em algum débito com a justiça e neste rol inclui-se também a conferência da documentação do veículo e, na constatação de alguma irregularidade é obrigação do policial militar adotar as medidas previstas na legislação de trânsito”.

O tenente explica que “muitas vezes o cidadão não cumpre o papel dele de regularizar a documentação ou itens de segurança do veículo e não entende o papel da Polícia Militar como órgão fiscalizador e acaba gerando um resquício de inconformismo. No entanto, vale ressaltar que em uma abordagem policial são elencados todos os fatores de segurança e cuja missão principal sempre será voltada para a redução dos índices criminais”, afirmou o comandante.

Além do esforço tático da Polícia, Alcântara acredita que a redução nos índices são frutos da utilização da tecnologia, aliada à análise diária de dados criminais. “Com base nestas informações planejamos o policiamento, incluindo o apoio externo de equipes de Força Tática, Rocam (ronda com apoio de motocicletas), canil e aeronave. O sistema de monitoramento por câmeras inaugurado no início de outubro é considerado também uma importante ferramenta para a manutenção da segurança pública no município.

Braço direito da PM, a Guarda Civil Municipal (GCM) também foi apontada pelo tenente como uma das responsáveis pela redução dos índices criminais no município. Outro fator importante passa a ser, de acordo com a PM, o diálogo com a sociedade. A criação das audiências públicas na região para discutir a questão da segurança é encarado como um dos dispositivos encontrados pela PM para a busca de soluções estratégicas.

Durante a audiência pública estiveram presentes representantes da GCM, o secretário municipal de Segurança, Alcir Caetano, membros do Conseg (Conselho de Segurança), lideranças políticas e empresariais da cidade, além de oficias do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).

Esta é a segunda audiência pública realizada pela PM no município. A iniciativa foi apontada pelo Capitão Maurílio José de Santana, do 19º BPM/I, como um momento de aprendizagem, tanto para a polícia quanto para a sociedade, que passa a poder compartilhar de ideias e soluções para a segurança pública, bem como compreender as complexidades que envolvem o tema.

IMG_8027


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.