01/02/2017

Crimes com uso de facas se tornam frequentes em Artur Nogueira

Secretaria de Segurança aponta que delito é motivado pelo uso de drogas e conflitos passionais

Da redação

Em menos de 20 dias, seis crimes mediante o uso de facas foram denunciados em Artur Nogueira. Os delitos, envolvendo quatro assaltos e duas tentativas de assassinato, foram registrados entre os dias 12 e 30 de janeiro. Um homem acusado como autor de um dos crimes acabou preso em flagrante, os demais continuam foragidos. A secretaria de Segurança do município considera que este tipo de crime, em que os criminosos utilizam armas brancas durante as ações, está diretamente associado ao uso de drogas e conflitos passionais.

O primeiro caso é referente a uma tentativa de assassinato e aconteceu na manhã de quinta-feira (12), no Jardim Planalto. O registro policial aponta que o acusado como autor do crime tentou executar o namorado da ex-esposa por não aceitar o fim do relacionamento.

O homem invadiu a casa em que o casal estava e desferiu golpes de faca contra o rapaz de 21 anos, atingindo o pescoço e as mãos dele. A vítima foi encaminhada ao Pronto-socorro do Hospital Bom Samaritano, recebeu atendimento e foi liberada em seguida sem maiores complicações.

A Polícia Militar (PM) atendeu a ocorrência no dia do fato, mas o autor da tentativa de assassinato ainda não foi encontrado.

Tentativa de assassinato termina em flagrante

Outra tentativa de assassinato resultou em um homem ferido e outro preso em flagrante durante a noite de segunda-feira (16), em Artur Nogueira. A ocorrência também envolveu a utilização de arma branca (faca), em que um rapaz de 20 anos foi gravemente ferido. O agressor, de 22 anos, está preso e responde por tentativa de homicídio.

A Polícia Militar informou que a vítima teve ferimentos pelo corpo após uma discussão com o agressor. Encaminhado ao Hospital Bom Samaritano, ele precisou ser transferido ao Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). Durante o atendimento à ocorrência, os policiais se deslocaram ao Hospital Bom Samaritano e receberam a informação de que a vítima, Vinícius Medeiros, foi agredido com três facadas.

Depois de ter depoimentos suficientes de testemunhas, os agentes encontraram o acusado de ser o autor das facadas. Ele estava na casa da mãe, confessou o crime e, em seguida, o indicou onde estava a faca, a qual se encontrava ainda suja de sangue. O indiciado acabou preso em flagrante e transferido à Cadeia Pública de Sumaré (SP).

Roubos

O primeiro roubo efetuado com faca em janeiro ocorreu na madrugada de quarta-feira (25). Um morador do Jardim Planalto caminhava pela Rua Adhemar de Barros, próximo à pista de skate, por volta da uma da madrugada.

O jovem de 19 anos seguia para sua casa quando, em determinado momento, foi surpreendido pelas costas por um homem que o ameaçou uma faca no pescoço, exigindo a entrega do celular. Mesmo com a entrega do objeto, o ladrão continuou com a intimidação, até que a vítima conseguiu se desvencilhar do assaltante e correr.

Caso semelhante

Mais um morador de Artur Nogueira teve um celular roubado de forma parecida, também durante a quarta-feira (25), mas – desta vez – no Jardim Sacilotto, no período da tarde. O eletricista, de 39 anos, portava o aparelho celular em uma das mãos, quando foi surpreendido por um criminoso que estava andando de bicicleta.

Com a faca em punho, um homem abordou o morador e exigiu a entrega do celular. Após a ação, o assaltante fugiu.

Assalto a idosa

Já na noite de quinta-feira (26) um novo roubo, com faca, foi registrado. Uma idosa, de 78 anos, teve a residência invadida por um assaltante e valores em dinheiro foram subtraídos na ocasião do delito. A moradora estava na cozinha da residência, situada no Centro do município, quando o homem usando um capacete preto entrou na casa e anunciou o assalto.

Ele ameaçou a idosa e exigiu que ela o entregasse o dinheiro que havia no local. Após vascular a residência, o ladrão levou a quantia de R$ 100 em dinheiro, pulando o muro e fugindo pelos fundos da propriedade. A idosa informou que esta foi a segunda vez que a mesma pessoa a rouba. Na ocasião anterior, valores em dinheiro também foram levados. “Há cerca de dois meses a mesma pessoa entrou aqui em casa e me roubou, também com uma faca. Da outra vez ele levou um valor menor, acho que deve ser para usar drogas”, afirma.

Outra ação

O roubo mais recente com a utilização de faca aconteceu no Jardim Santa Rosa e foi registrado na manhã de segunda-feira (30). A vítima, de 43 anos, estava em frente da casa em que reside, ao ser surpreendida por um homem que desceu de um automóvel prata, não tendo o emplacamento identificado pela moradora. Ao menos outros dois homens estavam no veículo.

O criminoso possuía uma faca nas mãos que estava escondida por baixo de uma folha de papel. O homem então puxou o celular das mãos da moradora, entrou no carro e fugiu. O autor do roubo era branco, com aproximadamente 1,80 de altura e trajava calça escura e camiseta branca.

Apesar dos roubos, as vítimas não sofreram ferimentos. Nenhum dos assaltantes ainda foi localizado pelas autoridades de segurança de Artur Nogueira.

Secretaria de Segurança

De acordo com a Secretaria de Segurança de Artur Nogueira, o uso de entorpecentes é um dos principais fatores que contribuem para que delitos como esses (com uso de armas brancas) ocorram. O uso a mostra de celulares e manuseio de dinheiro em público também contribuir para a ação de criminosos. Em caso de tentativas de homicídio, também com o uso de facas, a Secretaria não descarta que situações de brigas por cunho passional sejam importantes fatores que contribuem para este tipo de crime, ou seja, delitos motivados por paixão pelo companheiro ou ex-amásio.

Júlio Cesar de Barros, secretário de Segurança do município, informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) – em conjunto com os demais setores de Segurança – tem tomado ciência dos casos citados e buscam soluções para reduzir os índices de furto e roubo no município. “Nós temos feito o possível para que nossas guarnições atuem de forma preventiva e ostensiva, dando segurança para os munícipes”, concluiu Barros.

Leia também:

Homem tenta matar namorado da ex a facadas em Artur Nogueira

Jovem fica em estado grave após ser esfaqueado em Artur Nogueira

Ladrão com faca assalta morador em Artur Nogueira

Outro morador sofre assalto mediante ameaça com faca em Artur Nogueira

Assaltante rouba idosa com faca dentro de casa em Artur Nogueira

Moradoras são vítimas de assaltos em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.