16/01/2015

Corporação recebe visita de maestro que inspirou Projeto Retreta em Artur Nogueira

Fenômeno na área de musicalização, o maestro Vantoil de Souza se mostrou impressionado com os rumos do Projeto Retreta no município.

Norton Rocha

Uma inusitada visita durante a tarde da última quinta-feira (15) à sede da Corporação Musical 24 de Junho deixou registrado mais um momento histórico para a entidade. Com serena e profunda atenção, uma das figuras que inspirou a criação do Projeto Retreta, desenvolvido pela corporação em Artur Nogueira, o maestro fluminense Vantoil de Souza, observa com carinho cada detalhe do ambiente; da estrutura da sede aos vídeos musicais apresentados por seu colega, maestro Ricardo Michelino.

Em 2010, enquanto buscava se aprofundar no cativante universo das iniciativas socais que integram a musicalização às transformações sociais, o maestro Michelino se depara com uma palestra que o levou a uma série de entendimentos sobre o tema e que acabou contribuindo diretamente na criação do Projeto Retreta. Referência para todo o país pelo bem sucedido trabalho desenvolvido na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), no Rio de Janeiro, onde atua como diretor artístico, o maestro Vantoil descrevia durante sua palestra em Serra Negra sobre as possibilidades de implantação de projetos de natureza sociocultural e as principais estratégias de captação de recursos para a realização deste tipo de atividade.

Ao ampliar as perspectivas com o conteúdo da palestra, Michelino voltou para Artur Nogueira inspirado e disposto a começar o que viria a ser um marco para o cenário cultural da região. O projeto Retreta, voltado a musicalização da sociedade, em especial para alunos da rede pública de ensino, já atendeu mais de 800 jovens no município e é considerado hoje referência em todo o estado.

“Esta visita hoje é algo extraordinário para nós, pois sabemos o papel do maestro Vantoil na vida das muitas pessoas que foram e são beneficiadas com a sua arte”, afirmou Michelino com largo sorriso no rosto. “Captamos várias ideias e criamos muitas coisas com o que aprendemos do trabalho de Vantoil”.

IMG_9924

Formado pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, Vantoil entende como ninguém a importância do ensino da música no cotidiano de uma comunidade. “Qualquer tipo de projeto que trabalha a educação de maneira séria é importante para a sociedade. Quando a gente fala de música é mais importante ainda pois os projetos culturais que trazem em si qualidade artística, como este que está sendo desenvolvido em Artur Nogueira, traz de volta a sociedade mais do que meros espetáculos, ele dá qualidade de vida e muda a realidade social”.

IMG_9921

Para o maestro, o papel desempenhado por iniciativas como o da corporação musical nogueirense atuam na prevenção, ao educar jovens em situações vulneráveis e que poderiam, segundo ele, ocupar o tempo de maneira inadequada. “É mais barato educar do que reprimir. Este tipo de trabalho tem uma natureza preventiva, que acaba poupando no futuro o trabalho do poder público ao ter de reprimir os jovens de alguma forma”.

O encontro também contou com a visita do advogado, músico e empresário do ramo de instrumentos musicais, Fernando Martuscelli, um dos principais colaboradores da Orquestra Sinfônica de Artur Nogueira. De poucas palavras, o mineiro, incentivador da arte nogueirense, contemplava cada espaço da corporação que tanto orgulho lhe traz – expresso em seus olhares, certamente devido aos fabulosos resultados obtidos pela orquestra nos últimos anos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.