22/09/2016

Corporação musical promove apresentações em escolas de Artur Nogueira

Shows gratuitos ocorrem até o final do mês e são abertos à população.

Rui do Amaral

capa-copia-1474486175

Os alunos de quatro escolas municipais de Artur Nogueira tiveram (e ainda estão tendo) uma experiência diferente durante setembro. Isso por que a Corporação Musical 24 de Junho, tão conhecida da população do município, se apresenta durante o mês para os alunos das escolas Elysiário Del’ Álamo, Prof.ª. Aparecida Dias dos Santos, Pref. Ederaldo Rosseti e Ver. Prof. Amaro Rodrigues. Os concertos, voltados principalmente para os alunos e pais, acontece sempre à noite e também é aberto ao público que quer prestigiar a música de qualidade já conhecida de boa parte dos nogueirenses.

Na primeira semana de setembro, o concerto seria apresentado na EMEF Ver. Prof. Amaro Rodrigues, no Jardim Leonor, porém a chuva impossibilitou a realização. Mesmo assim a escola irá receber o evento, em dia ainda a ser confirmado na próxima semana. Depois, foi a vez da EMEF Elysiário Del’ Álamo, no Sacilotto II, desfrutar do repertório variado que a corporação oferece. Nesta terça-feira (20), a apresentação se deu na EMEF Prof.ª. Aparecida Dias dos Santos, no bairro Laranjeiras. Além da escola Amaro Rodrigues, a EMEF Pref. Ederaldo Rosseti, no Parque dos Trabalhadores, encerra a série de ‘Concertos Didáticos’, nomenclatura utilizada pelo maestro Ricardo Michelino para o evento.

2016-09-21-photo-00000302-1474486199

De acordo com o maestro, que concebeu a ideia das apresentações, o objetivo de levar as canções da Corporação 24 de Junho às escolas é, justamente, decentralizar. “Queremos nos aproximar cada vez mais da comunidade. Ainda tem muita gente que não conhece o trabalho da nossa orquestra e, principalmente, não sabe que pode realizar cursos gratuitos de instrumentos por meio do Projeto Retreta. É importante despertar essa curiosidade nos alunos das escolas, implementar essa cultura”, explica o maestro.

Uma ‘colcha de retalhos’. É assim que Michelino define o repertório apresentado pela corporação. Com músicas que vem desde o início do século passado, passando por grandes clássicos e até trilhas sonoras de filmes famosos, não tem como não se entusiasmar assistindo as mãos talentosas dos músicos percorrendo os belos instrumentos de cordas, ou as bocas afiadas nos impactantes instrumentos de sopro. E até sobra espaço para ‘Darth Vader’, icônico vilão da série de filmes de ficção científica ‘Guerras nas Estrelas’, aparecer nos ginásios das escolas para contemplar a trilha sonora da película que o consagrou, tocada com esmero pelos profissionais da primeira arte.

1-1474486215

3-1474486246

O maestro ainda garante que o projeto não vem de hoje. “Queremos expandir. Existem muitos outros lugares do município que precisam conhecer o trabalho da corporação e, mais importante do que isso, ter este contato inesquecível que a música nos proporciona”.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.