22/03/2018

Corporação Musical ganha novo espaço para ensaios em Artur Nogueira

Anfiteatro da Escola Montessori sediará ensaios da orquestra e outros grupos ligados à corporação

Da redação

A Corporação Musical 24 de Junho possui um novo local para ensaios e apresentações em Artur Nogueira. Agora, o anfiteatro da antiga Escola Montessori servirá como ambiente para que a orquestra sinfônica e outros grupos ligados à corporação se preparem para os concertos agendados. O prédio da sede, inaugurado há mais de 60 anos, continuará a ser usado.

De acordo com o maestro Ricardo Michelino, diretor da Corporação 24 de Junho, o espaço da antiga sede, utilizado desde os anos 1950, ficou pequeno para os mais de 60 membros da orquestra sinfônica. Por isso, um novo local era procurado há meses para abrigar os ensaios do grupo. Com o recente aluguel da antiga Escola Montessori pela Prefeitura de Artur Nogueira, o anfiteatro foi cedido para os músicos.

Ensaio da orquestra na sede: pouco espaço para os músicos

“Estamos muito felizes com o novo espaço e com muita disposição para batalharmos pelas adequações necessárias”, comenta o maestro. Segundo ele, o salão necessita de vários ajustes. “Precisamos, de cara, melhorar de alguma forma a acústica da sala e providenciar um sistema de climatização, pois o salão é demasiadamente quente e a maioria dos instrumentos não pode se submeter a altas temperaturas – além do incômodo físico dos próprios músicos”, explica.

Apesar disso, ele se diz muito agradecido à prefeitura por ceder o espaço para a Corporação. “Vejo com muita alegria e gratidão (em nome de todos da Corporação) a atitude do prefeito Ivan em dar esse primeiro passo no sentido de melhorar cada vez mais as condições de trabalho da nossa orquestra”, afirma.

Michelino acrescenta que Vicensotti (PSDB) se colocou à disposição para que, na medida do possível, o espaço receba as adequações necessárias. “A Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira, que é formada por alunos, voluntários e professores do Projeto Retreta, representa hoje, com muito orgulho, o município de Artur Nogueira por todo o território nacional”, destaca o maestro.

O ensaio geral da orquestra ocorre no novo espaço todas as terças-feiras. O anfiteatro, porém, também deve receber ensaios de bandas às segundas-feiras, de grupo de cordas às quartas e da camerata às quintas. A sede será usada para ensaios de bandas, aulas teóricas, de canto coral, percussão e contrabaixo.

Corporação 24 de junho

Fundada em 24 de junho de 1924 por Daniel Cezário de Andrade, que presidiu a ‘Banda’ até 1935, a Corporação não possuía um espaço próprio no início, e as reuniões eram realizadas na Praça do Coreto, no centro da cidade. Em 1950, a instituição ganhou o próprio espaço, que foi reformado em 2010 e reinaugurado no mesmo ano. O trabalho realizado na Corporação só é possível com a união de voluntários, entre eles diretores, professores, alunos e pais.

 

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.