25/09/2014

Unasp, Prefeitura e Fórum firmam convênio para criação de Tribunal de Conciliação em Artur Nogueira

Encontro realizado na tarde da última quarta-feira (24) formalizou acordo que, segundo autoridades, deve gerar maior agilidade na resolução de processos judiciais no município.

Norton Rocha

Foi inaugurado na última quarta-feira (24) o Tribunal de Conciliação de Artur Nogueira. A iniciativa surgiu a partir de um convênio entre o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), a Prefeitura Municipal e o Fórum Distrital do município. Com o convênio a Casa Unasp passa a atender e conciliar processos formalizados pela Justiça, no intuito de agilizar os processos do judiciário em Artur Nogueira.

A Casa Unasp já realizava orientações jurídicas à população de baixa renda, e informalmente prestava o serviço de conciliação, que pode ser prestado por qualquer cidadão. “Agora, com a formalização do setor ela vai passar a atuar já nas conciliações dos processos que existem”, explica Fábio Rodrigues Fazuoli, juiz de Direito da Vara do Foro Distrital de Artur Nogueira.

IMG_0764

Antes do Tribunal de Conciliação, as pessoas eram convidadas a participar da audiência. A partir deste novo momento as partes devem ser intimadas. Este cenário “deve levar a uma tendência de aumento de acordos e, portanto, de diminuição, ainda que relativa, dos processos existentes”, segundo o juiz. Ainda de acordo com ele “na medida em que os processos diminuem, isto gera um efeito reflexo para todos os demais e até processos cíveis ou criminais, que não teriam, por regra, relação alguma com a conciliação, também tendem a ter um rito mais rápido”, reforça Fazuoli.

Em discurso o prefeito de Artur Nogueira, Celso Capato, destacou o desempenho do Fórum Municipal. Só este ano mais de 3.500 sentenças foram julgadas. Ao todo, o município tem uma carga de aproximadamente 15 mil processos, destes, quatro mil formalizados apenas este ano. Capato acredita que a criação do Tribunal de Conciliação deve proporcionar maior celeridade aos julgamentos de casos na cidade. “Colocamos a prefeitura a disposição da Casa Unasp e do Fórum no sentido de colaborar com os serviços prestados pelo convênio”, se prontificou o prefeito.

O diretor do Unasp, Paulo Martini lembrou da importância da parceria para a sociedade e, fundamentalmente, para os alunos da instituição que já atuam na conciliação de casos no município. “Uma universidade deve cumprir não apenas com seu papel na formação acadêmica e profissional de seus alunos, mas na construção de valores e princípios. Precisamos estar inseridos nas necessidades e nas demandas da sociedade para contribuir de forma efetiva na consolidação destes pilares”, ressaltou Martini.

Além da agilidade nos processos, a tendência também é de economia tanto para o judiciário, que deve gerar menos burocracia, como também para a sociedade, que terá a possibilidade de realizar acordos formais para solucionar problemas que poderiam gerar altos custos ao desenrolar de longos processos. “É óbvio que no começo a iniciativa não vai resolver todos os problemas e não teremos conciliação em todos os processos de uma hora para a outra, mas isto já gera um efeito positivo em números e fortalece a disseminação de uma cultura de conciliação, pois na medida que as pessoas estão mais dispostas a conciliar e a negociar, isto tende a aumentar reflexamente”, garante o juiz.

A casa Unasp está localizada no centro de Artur Nogueira, esquina com as ruas Nossa Senhora das Dores e Vereador Oriando Furin, 120. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3877.1329.

IMG_0651IMG_0721 IMG_0712IMG_0693IMG_0757 IMG_0760


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.