16/12/2011

Autoridades discutem construção de nova delegacia

Câmara Municipal adia votação sobre área proposta pela prefeitura

Alex Bússulo

Para o Governo do Estado de São Paulo liberar recursos para a construção de uma nova Delegacia de Polícia em Artur Nogueira, o município tem que fazer a doação da área, ação que está causando discussão entre várias autoridades da cidade.

O local escolhido pela Prefeitura fica próximo ao Balneário Municipal Guilherme Carlini, em uma área que atualmente é tida como institucional.

Na última terça-feira, 13, a Câmara Municipal realizou uma sessão ordinária para votar a doação da área escolhida para a Secretária Estadual de Segurança Pública.

Caso a doação fosse aprovada, o processo de liberação dos recursos daria início ainda neste ano, o que de fato não aconteceu.

O vereador Zé Creme (PMDB) solicitou vista do projeto, ou seja, pediu mais tempo para poder analisar a área e a possível doação, atitude que foi aceita por unanimidade entre os outros vereadores, mas desagradou o Conselho Comunitário de Segurança de Artur Nogueira (Conseg). “Infelizmente com esse adiamento, a votação vai ficar somente para fevereiro do ano que vem. As consequências disso não são boas para o município, pois se considerarmos que em função do período eleitoral talvez pudéssemos conseguir a destinação da verba para a construção ainda em 2012, entendo que a decisão da Câmara torna mais remota a possibilidade disto ocorrer”, afirma o presidente do Conseg, Renato Mancinelli.

O vereador Cristiano da Farmácia (PSDB) acredita que com o adiamento da votação o município pode perder a possibilidade de ter uma nova delegacia. “Estou preocupado com a possibilidade de perdermos essa verba porque não realizamos a votação. Nossa delegacia encontra-se em estado lastimável, está caindo aos pedaços e precisa de um novo lugar urgentemente”, afirma o vereador.

O delegado Dr. José Donizeti de Melo afirma que Artur Nogueira está atrasada se comparada a cidades como Engenheiro Coelho e Cosmópolis, que já definiram as áreas para as novas delegacias e que em breve já terão suas obras iniciadas. “Nosso prédio está caindo, as salas estão desmoronando, é urgente a construção de uma nova delegacia”, afirma o delegado.

Por outro lado, Zé Creme acredita que o assunto ainda deve ser discutido com mais profundidade e que Artur Nogueira não corre o risco de perder a verba devido o adiamento da votação. “Não há prazos. Se enviarmos os documentos no ano que vem a verba será liberada da mesma forma. Não acho justo o prefeito chegar e dizer que só tem aquela área para a construção da delegacia. Um lugar que acredito que seria melhor para a construção do novo prédio é aonde acontecia o Arraiá do Pé Queimado. Temos que fazer uma audiência pública para ouvir a sociedade”, afirma o vereador.

O presidente da Câmara, Silvinho Conservani (PV), concorda que a discussão deve ser levada para a população. “Todo vereador deve pedir vistas se sentir dúvidas sobre qualquer projeto, é regimental. Concordo que a cidade necessita de uma nova delegacia, mas acho que o prefeito deve levar essa discussão para os nogueirenses e somente assim aprovarmos o local”, afirma Conservani.

O prefeito Marcelo Capelini (PT) respondeu em ofício aos vereadores que no momento não existem outras áreas disponíveis para a construção da nova delegacia e que o local ofertado é resultado de um estudo efetuado pela Administração Municipal, que aponta que o município crescerá rumo à direção Sul, o que deixará a futura delegacia geograficamente no centro da cidade, com fácil acesso, inclusive a partir de outras cidades.

O delegado de Artur Nogueira esteve na área sugerida e aprovou o local. “O ponto e a localização são bons. Por hora falta infraestrutura no local, mas no prazo de um ano acredito que tudo ficaria pronto”, afirma Dr. Donizeti.

O delegado ainda comenta sobre o boato que surgiu recentemente de que seria instalado um presídio em Artur Nogueira. “Não tem nada haver. Primeiro que Artur Nogueira não comporta um presídio. Segundo que nossa preocupação é de construir um prédio para prestar atendimento à população, e não manter ninguém preso aqui. É um boato que acabou sendo tomado como verdade. O novo prédio terá a mesma funcionalidade do atual”, afirma Dr. Donizeti.

A Câmara Municipal está em recesso com retorno previsto para a primeira semana de fevereiro de 2012. Para a votação acontecer antes do retorno dos vereadores, somente se o prefeito Capelini convocar uma sessão extraordinária, o que até o momento não existe previsão.

Prédio da atual delegacia de Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.