08/03/2017

Conseg abre inscrições para nova diretoria em Artur Nogueira

Saiba como participar do conselho e se candidatar a um cargo

Da redação

O Conselho de Segurança (Conseg) de Artur Nogueira abriu vagas para a nova diretoria da entidade. A decisão foi anunciada em reunião realizada nesta quarta-feira (8), na Câmara Municipal. A data para a eleição dos novos nomes ainda não foi definida, mas, segundo o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Alexandre Hoio, deve acontecer até o final de março. Toda a população é convidada para participar como membros do conselho e concorrer aos cargos.

conseg (7)-1489022064

Reunião discutiu atividades do Conseg quando for reaberto

Estiveram presentes no encontro, além do capitão Hoio, os vereadores Davi da Rádio (DEM), Rodrigo de Fáveri (PTB) e Zé da Elétrica (PRP); o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Luis Henrique Nunes da Silva; o vice-presidente da antiga formação do Conseg, Mauro Miyazaki; o ex-prefeito Marcelo Capelini; o representante da secretaria de Segurança, o inspetor Roberto Silva; além de pessoas interessadas e antigos membros do conselho.

Em sua fala na reunião, Hoio afirmou que o Conseg não deverá tratar da segurança do município de maneira “filosófica”, ou seja, com discussões longas e desnecessárias. “Vamos agir de maneira pontual. Vamos tratar de assuntos técnicos e práticos”, afirmou. De acordo com o capitão, o objetivo é que a população leve seus problemas para o Conseg, que deverá decidir a maneira mais rápida de resolver o problema levantado.

conseg (5)-1489022058

Para o capitão Alexandre Hoio, reuniões do Conseg devem ser práticas e pontuais

Um dos idealizadores da reunião, Rodrigo de Fáveri disse ter ficado muito satisfeito com a reunião, mas esperava uma participação popular maior – cerca de 12 pessoas, além dos já mencionados, participaram do encontro. “Esse foi o pontapé inicial. De agora em diante, espero que consigamos cumprir nosso objetivo, que é aproximar a população das forças de segurança e levar as necessidades do cidadão a essas forças de segurança”, destacou.

Vizinhança Solidária

O vereador também tem a expectativa de que o Conseg consiga implementar na cidade o programa Vizinhança Solidária. Este é um programa em que os próprios moradores dos bairros se unem para colaborar na vigilância das casas dos vizinhos. É um projeto que já deu bons resultados na cidade e, segundo o parlamentar, merece ser incentivado.

conseg (2)-1489022050

Rodrigo de Fáveri (PTB) quer implementar a Vizinhança Solidária na cidade

Hoio ressaltou que o Conseg é muito importante porque traz a população para junto do planejamento de segurança da cidade. “Quando a gente chama a população, a gente acaba obtendo informações que não constam em nosso banco de dados criminais. E nós conseguimos direcionar a nossa força em prol de resolver aquele problema específico”, afirma.

O comandante também disse que uma audiência pública será marcada na cidade até o final do mês. Na audiência serão passados índices e estatísticas criminais do município para a população. Assim que ela se encerrar, será feita a votação da nova diretoria do conselho. “Quanto antes reativarmos o Conseg, melhor”, enfatiza.

Como participar

Hoio explicou que quem desejar participar do Conseg deve montar uma chapa e enviar seus dados para avaliação dos membros natos, que são o comandante da Polícia Militar e o Delegado de Polícia Civil.

conseg (1)-1489022047

Ex-prefeito Marcelo Capelini e sua esposa, Keli, participaram da reunião

De acordo com o site oficial dos Consegs, o cidadão que deseja ingressar no Conselho Comunitário de Segurança e participar como eleitor deve cumprir alguns pré-requisitos, como ter conhecimento da voluntariedade, ser residente, estudante ou trabalhador na área de atuação do Conseg, não registrar antecedentes criminais, possuir título de eleitor e, por último, ter participado de pelo menos três reuniões ordinárias do Conselho.

Feito isto, o interessado poderá preencher a ficha cadastral, que será submetida à apreciação dos Membros Natos da Polícia Militar e da Polícia Civil e ao Presidente do Conseg. Caso aprovado, o candidato será imediatamente considerado um Membro Efetivo, o que lhe garantirá o direito de voto.

conseg

Denisar Franco (centro) preside reunião do Conseg na Câmara Municipal em 2016

Já para concorrer à diretoria do Conseg é necessário ter participado de pelo menos 12 reuniões do órgão nos últimos 12 meses. Além disso, a candidatura deve ser feita com chapa completa, ou seja, deve ser composta de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e Diretor Social e de Assuntos Comunitários, para que assim possa efetivar o direito de concorrer às eleições.

Leia mais

Sistema regional de monitoramento volta a funcionar em Artur Nogueira

Cinco coisas que deram certo no Carnaval de Artur Nogueira

Reabertura do Conseg será discutida nessa quarta em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.