17/07/2014

Cristo Redentor de Artur Nogueira completa 10 anos de existência

O monumento, de 12 metros de altura, foi inaugurado no dia 1º de maio de 2004. Mesmo sem divulgação, o Cristo Redentor atrai turistas de toda a região e impressiona pelo tamanho e beleza

Rafaela Martins

O Cristo está localizado em uma propriedade particular na zona rural do município ‘Berço da Amizade’, no bairro Quilombo, mesmo nome de uma tradicional fazenda na divisa entre Artur Nogueira e Cosmópolis.

Cristo Redentor

O monumento foi construído pela família do comendador Antônio Batistella. Pai de 7 filhos, o cidadão cosmopolense tinha o desejo de ter um Cristo Redentor em sua propriedade e foi até Campinas, onde pode comprar a arte. Feito de concreto usinado, a imagem é formada por 51 peças que foram encaixadas. A base que sustenta o Cristo foi construída pelos irmãos, que também abraçaram a ideia do pai.

Depois da montagem, que durou cerca de dois meses, a família construiu as escadarias e o caminho asfaltado que leva ao Cristo. A inauguração do monumento, da Fazenda Quilombo, foi realizada no dia 1º de maio de 2004.

cristo redentor

Panoramicamente, o trajeto até a imagem forma um rosário. Segundo Sergio Batistella, filho do idealizador, isso se deve à fé da família. “Depois da inauguração já realizamos procissões, rezas, além de missas em homenagem à Nossa Senhora de Fátima e por isso é tão importante ter o Cristo em nossa propriedade”, explica Sérgio.

Cristo Redentor

Mesmo sendo pouco conhecido, o Cristo atrai e encanta quem passa pelo local. O ciclista nogueirense Manoel Dias (o ‘Mané’ da APB Home) já foi ao monumento diversas vezes. Para ele, o lugar é muito bonito e merece ser visitado. “É um local que vale a pena visitar, já que poucos nogueirenses conhecem, principalmente pela paisagem que é vista do Cristo. Artur Nogueira precisa valorizar este espaço já que deseja ser uma rota turística”, afirma o nogueirense.

Aos pés do Cristo é possível encontrar uma placa de agradecimento aos visitantes: “A Família Batistela agradece sua visita ao Cristo Redentor. E que Ele vos abençoe. Amém!”. Na mesma placa também há uma referência a localização da Fazenda Quilombo, que é Cosmópolis. Porém, como já explicado na reportagem, o monumento do Cristo está dentro dos limites do município de Artur Nogueira.

Cristo Redentor

Qualquer pessoa pode ir até o local e tirar fotos do Cristo. O monumento fica aberto, gratuitamente, para as visitas, que acontecem aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas.

Você conhece algum lugar ou ponto aqui, em Artur Nogueira, que também possui uma história interessante? Então escreva para o Portal Nogueirense. Nosso e-mail é jornal@nogueirense.com.br.

Fotos: Gregory Pereira / Arquivo pessoal

Veja como chegar ao Cristo:

 
Exibir mapa ampliado


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.