26/01/2018

Conheça algumas sequelas da mordida cruzada

Alterações musculares ou funcionais estão entre as principais implicações; saiba o que é e como tratar

Informe publicitário

A mordida cruzada é uma das alterações de posicionamento dos dentes mais comuns, sendo considerada uma má oclusão, afetando cerca de 10% de toda a população. Nessa alteração no posicionamento dentário, o arco superior não se encaixa direito com o arco inferior, provocando diversas consequências durante a infância e também durante toda a vida adulta.

  • O que causa a mordida cruzada? 

Geralmente, a mordida cruzada ocorre em algumas situações como:

  • Mal posicionamento dos dentes;
  • Influenciada por fatores genéticos;
  • Dentes extra-numéricos;
  • Falta de espaço na arcada;
  • Fatores externos, como o hábito de chupar o dedo ou chupeta durante a infância ou mesmo o uso prolongado de mamadeiras.

Nesses casos, os dentes crescem tortos e podem ter um papel significativo no desalinhamento das arcadas. Outra causa que costuma desencadear na mordida cruzada, no entanto, é um subdesenvolvimento da maxila, que é o osso que sustenta os dentes da arcada superior. Quando isso acontece, os dentes até estão na posição correta, em relação à arcada, mas como o osso é menor, ele não consegue cobrir os dentes inferiores.

O mesmo quadro de mordida cruzada pode ocorrer quando existe um superdesenvolvimento da mandíbula, o osso que sustenta os dentes da arcada inferior, e ela se torna maior do que realmente que deveria. Há, ainda, uma terceira possibilidade: ocorre frequentemente quando a mordida cruzada está sendo causada por uma série de alterações musculares ou funcionais, entre as quais podemos citar a adaptação do organismo a alguns tipos de interferências dentárias.

  • Quais as consequências da mordida cruzada?

É relevante citar, primeiramente, que a ocorrência da mordida cruzada pode prejudicar o desenvolvimento dos ossos da face, atrapalhando a fonação, a mastigação e a respiração da pessoa. Vale mencionar, inclusive, que o problema de mordida cruzada, quando persistente ainda na vida adulta do paciente, pode ocasionar uma série de consequências que são bastante sérias e exigem atenção e tratamento, podendo aumentar o risco do paciente de apresentar retração gengival, bruxismo, perda dentária, fratura e deterioração das articulações da boca. Além de tudo isso, a mordida cruzada ainda acarreta em um problema estético, atrapalhando o sorriso, reduzindo a autoestima do indivíduo e prejudicando suas relações sociais.

  • Como descobrir se você tem mordida cruzada?

Para saber se você realmente tem mordida cruzada, basta agendar uma visita ao seu dentista. Qualquer profissional capacitado consegue identificar a mordida cruzada simplesmente com o exame clínico, que é a simples observação dos dentes do paciente.

  • Como é feito o tratamento da mordida cruzada?

O ideal é que o tratamento seja feito o mais cedo possível — e, como já dito anteriormente: ainda durante a infância. A explicação para isso é simples: com os ossos ainda em desenvolvimentos, fica muito mais fácil corrigir a mordida, estimulando o crescimento da maxila ou mesmo com a realização do realinhamento dos dentes, com aparelhos ortodônticos fixos, semifixos, removíveis ou invisíveis, de acordo com a indicação do profissional para cada paciente. Caso a diferença seja muito grande, no entanto, pode ser necessária a realização de uma cirurgia ortodôntica. Caso o processo não possa ser realizado durante a infância, os casos de mordida cruzada em adultos devem ser tratados com bastante cuidado. Ficam, aqui, portanto, algumas dicas para realizar o tratamento de mordida cruzada em adultos.

  • Atente-se às alterações que podem ocorrer, decorrentes do tratamento contra a mordida cruzada, como o bruxismo e a retração gengival;
  • Verifique se essas condições não estão em um estado evolutivo grave, uma vez que elas são problemas sérios e que podem ocasionar na perda de dentes;
  • Não espere muito tempo para realizar o tratamento contra a mordida cruzada, já que os seus efeitos colaterais podem prejudicar tanto a sua saúde bucal quanto os seus valores pessoais, como a autoestima e a própria funcionalidade da pessoa.

Lima Odontologia 

A clínica Lima Odontologia está presente nas cidades de Artur Nogueira, sob a direção do Dr. Denis Lima, e também em Engenheiro Coelho (SP), com a Dra. Jéssica Marquesani Cruz.

Clinica Lima-21-1495024832

Os serviços oferecidos variam entre tratamentos de pequena e grande complexidade como restaurações, tratamento de canal, gengivas, lentes de contato dentais, bichectomia, implantes, cirurgia ortognática e outros. Além da infra-estrutura aconchegante, a Lima Odontologia preza pelo trato exclusivo dos pacientes, com foco em recuperação total dos mesmos.

Clinica Lima Estrutura-1495024823

Artur Nogueira: 

Av. Dr. Fernando Arens, 298 – sala 4, Centro.

Engenheiro Coelho (SP):

Rua Alcides Francischetti, 294, sala A, Jd, Nobreville.

Agendamento pelo telefone: (19) 3877-3041.

Para outras informações, siga a Lima Odontologia no Facebook (clicando aqui) ou acesse o site oficial do consultório.

Clinica Lima Estrutura-23-1495024830Clinica Lima Estrutura-22-1495024828Clinica Lima Estrutura-4-1495024825Clinica Lima Estrutura-9-1495024826


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.