20/03/2016

Conheça a jovem de Artur Nogueira que faz sucesso na internet com 160 mil seguidores

ENTREVISTA: Maitê Faitarone fala sobre a rotina de it girl e como conseguiu milhares de fãs no Instagram e Youtube

capa2

Maitê participava da inauguração de uma loja de grife em São Paulo juntamente com outras personalidades de destaque. Era um desses eventos badalados que possuem filas de fãs esperando para conseguir uma foto, um autógrafo ou um simples aceno de seus ídolos midiáticos. Mais de mil pessoas se espremiam, ansiosas por ver os convidados da festa e tirar a selfie perfeita junto a suas celebridades favoritas.

Com um gesto ousado e rápido, uma garota saiu da fila e, aproveitando-se de sua pequena estatura, passou por baixo das pernas de um segurança sem que este percebesse. Admirados e enciumados, os outros fãs a observaram correr do outro lado da fita até os braços de Maitê, pedindo, entre ofegos e sorrisos de euforia, uma foto – uma maneira de eternizar esse momento único com sua amada it girl.

Divertindo-se com a cena, Maitê prontamente atendeu ao pedido de sua admiradora, que pôde mostrar ao mundo, via redes sociais, o grande feito que havia realizado naquela noite de dezembro de 2015. “Gosto de encontrar meus fãs e procuro atender a todos da melhor maneira possível”, afirma a pequena celebridade.

maitefaitarone

Embora saiba lidar naturalmente com flashes, autógrafos e declarações rasgadas de fãs emocionadas, esse é um mundo relativamente novo para Maitê Faitarone, nascida em Limeira há 12 anos e criada em Artur Nogueira. A popularidade da adolescente só passou a chamar atenção há cerca de um ano e meio.

E “chamar atenção” significa ter tantos seguidores que ela recebe patrocínio para divulgar marcas e produtos em seus perfis. Só no Instagram são mais de 160 mil fãs, e o número não para de crescer. Esses admiradores não se restringem à web – além de interagirem na internet e criarem páginas dedicadas à it girl de Artur Nogueira, eles frequentam seus eventos e pedem autógrafos nas ruas.

Vestindo uma calça flare, uma “bota maravilhosa preta”, uma blusinha estampada, um colete de renda, um colar e uma pulseirinha, Maitê chegou ao Portal Nogueirense para conceder essa entrevista. Acompanhada de sua mãe, Fabiana Faitarone, a garota parecia muito tímida. Mas quando as perguntas começaram, ela demonstrou estar acostumada a ser o centro das atenções.

1

It Girl

A ascensão de Maitê foi rápida e, até certo ponto, inesperada. Apesar de a fama não ter sido planejada, o ramo artístico sempre a atraiu. Aos 10 anos de idade pediu para sua mãe, Fabiana Faitarone, levá-la numa agência de modelos e, desde então, não parou de ser convidada para realizar trabalhos publicitários para várias marcas. Toda semana ela é chamada para alguma sessão de fotos, que às vezes duram o dia inteiro.

O contato com o mundo da moda expandiu seus horizontes. Ela decidiu compartilhar em seu perfil no Instagram alguns dos looks com a qual era fotografada nos estúdios e outros que ela mesma criava em casa. A resposta do público foi rápida, com um acréscimo de seguidores que ainda não parou de crescer. Como consequência, Maitê se tornou uma das it girls mais influentes e mais novas do país.

maitefaitarone

O termo it girl se refere a garotas, geralmente muito jovens, que criam tendências e despertam o interesse em outras pessoas de imitarem seu modo de vestir, andar, pensar e viver. Muitas dessas moças se tornam referências na internet casualmente, ou seja, sem a pretensão de ficarem famosas. É o caso de Maitê.

“Foi do nada”, conta a adolescente. “Eu postei as fotos e as pessoas começaram a me perguntar sobre os looks. Achei isso muito bacana”, acrescenta. O primeiro fã clube foi criado pouco tempo depois por uma amiga virtual de Maitê, que acompanhava à distância os trabalhos da modelo mirim. Hoje, são mais de 200 espalhados pelo país.

O que Maitê mais gosta de fazer como it girl é pesquisar sobre moda e descobrir novas combinações que podem ser compartilhadas com seus seguidores. “Eu vejo vários sites e blogs, além de revistas e jornais. Pesquiso todo dia”, comenta. Entre as inspirações da modelo, estão Thassia Naves, Nah Cardoso e Taciele Alcolea.

2

Rotina

Maitê leva uma vida relativamente normal. Com exceção dos fãs e eventos a que constantemente é convidada, sua rotina não difere muito da de outras garotas com sua idade. Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, ela vai à escola, faz os deveres de casa, conversa com as amigas, passeia, brinca e lê.

Nas horas vagas, divulga looks no Instagram, dá dicas de maquiagem no Youtube, responde mensagens de fãs, compartilha momentos no Snapchat, faz ensaios fotográficos para campanhas publicitárias e até presença VIP em eventos. Suas postagens na internet só diminuem um pouco por uma razão: a época das provas escolares. “Escola em primeiro lugar”, justifica.

image1

Todas as atividades de Maitê são supervisionadas pela mãe. Atenta aos trabalhos da adolescente e por dentro de cada conteúdo publicado, Fabiana tem todos os perfis da filha em seu próprio celular e a acompanha em todos os eventos. “Trabalho meio que como a agente dela. Cuido de tudo. Sempre vou com ela nos trabalhos, nunca a deixo sozinha. Nunca, em nada. E tudo o que ela for fazer passa por mim”, explica, revelando que a pequena it girl está muito bem assessorada.

Segundo Fabiana, Maitê é uma filha que não dá trabalho e que está numa fase em que deseja fazer muita coisa. “Mas ela é muito pé no chão, muito responsável, sabe o que quer e o que fala. Ela sabe onde pode chegar”, declara.

E sabe mesmo. “Pretendo estudar Moda e, como sempre quis ser médica, também quero me formar em Medicina”, afirma. De acordo com a garota, ter duas profissões é muito importante. “Assim, se algo não der certo, tenho outra opção de trabalho”, explica. “Não tenho namorado, nem penso nisso. Acho que não está na hora”, sentencia, mostrando que seu foco é mesmo outro.

Humildade

Nem tudo, porém, são looks, flashes e botas pretas maravilhosas na vida de Maitê. Ela está tendo que aprender a lidar com a inveja alheia. “Tem gente que me imita e depois começa a falar mal de mim. Falam coisas que eu nunca fiz, inventam mesmo”, lamenta. “Daí alguns fãs ficam bravos comigo por algo que eu não fiz”, emenda.

12806096_842368485891073_5557430061631050190_n

O consolo vem da mãe. “Eu digo para ela que isso vai existir sempre. A partir do momento que você está conquistando alguma coisa, as cópias e críticas vão existir, mas isso só serve de exemplo e amadurecimento”, pondera.

Quando a pergunta é sobre os requisitos para alguém ser uma boa it girl, Maitê é clara: humildade. “É preciso ouvir o que os pais têm a ensinar, pois eles possuem uma experiência maior para ajudar a gente. Mas a humildade vem em primeiro lugar”, enfatiza.

Neste domingo, Maitê Faitarone participa um encontro de fãs em São Paulo. Parte da arrecadação do encontro será destinada a ajudar entidades que cuidam de cães abandonados.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.