03/12/2015

Confusão em frente à escola ocupada termina com dois feridos em Artur Nogueira

Em meio ao tumulto o portão principal da E.E. José Apparecido Munhoz foi derrubado.

Uma confusão no início da noite desta quarta-feira (02) entre pais e alunos no portão da Escola José Apparecido Munhoz, em Artur Nogueira, deixou duas pessoas feridas. De acordo com os estudantes, familiares descontentes com a ocupação, que ocorre desde a última quinta-feira (27), teriam quebrado o portão principal da escola, que acabou caindo por cima do pai de um dos alunos que ocupa o local. A Polícia Militar foi acionada e, após duas horas de um clima tenso, conseguiu dispersar as cerca de 80 pessoas que estavam do lado de fora da escola.

IMG_7079

“Um pai chegou aqui e começou a chacoalhar para derrubar o portão, após conseguir, machucaram um pai que estava aqui dentro”, acusa um dos estudantes que está na ocupação. Ele afirmou que estavam buscando proteger o acesso à escola, pois só eles poderiam determinar o acesso das pessoas.

“Nosso advogado confirmou, a gente pode barrar quem a gente quiser pois a ocupação é nossa”, disse o aluno. Ainda de acordo com os alunos um dos adolescentes que ocupam a escola teria sido agredido com um soco no rosto durante a invasão.

IMG_7038

Indignados, os pais que estão do lado de fora, alegam que os filhos precisam concluir os 200 dias letivos para garantir a colação de grau nos casos de alunos formandos. “Não somos contra a ocupação, podem continuar aí dentro, mas eles precisam permitir que se finalize o ano letivo”, apontou a técnica em radiologia, Gleidiana Alves, mãe de um aluno do 3º ano.

Ao todo, cerca de 100 pessoas estavam no interior da escola no momento do tumulto. A Guarda Civil Municipal (GCM) chegou no local e iniciou um diálogo para buscar apaziguar a situação. Em seguida, por volta das 20h, chegou a Polícia Militar. Uma ambulância foi acionada para socorrer uma das vítimas.

Com a derrubada do portão, um idoso, pai de uma aluna do 3º ano, machucou uma das mãos e precisou ser socorrido. Ele foi conduzido ao Pronto-socorro do Hospital Bom Samaritano, após passar mal durante o ocorrido.

IMG_7044

Reorganização

A reorganização de ensino do Estado de São Paulo pretende realocar em unidades específicas, a partir de 2016, estudantes do ensino fundamental inicial, estudantes do fundamental final e estudantes do ensino médio. Em Artur Nogueira a medida afetará as escolas José Apparecido Munhoz, que atenderá apenas os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), e João Baptista Gazzola, somente Ensino Médio.

Ocupação

Cerca de 150 estudantes ocupam a Escola José Apparecido Munhoz, localizada no Jardim Conservani, em Artur Nogueira. A ação teve início na última quinta-feira (26) e, de acordo com alunos, é uma forma de protestar contra a reorganização do ensino apresentada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). Ainda segundo os estudantes, a ocupação deve seguir por tempo indeterminado. Em todo o estado outras 200 escolas estão ocupadas como forma de manifestar contrariedade a medida apresentada pelo governador e decretada na última terça-feira (01).

IMG_7071IMG_7082

Saiba mais:

Ocupação continua em escola estadual de Artur Nogueira

“Vamos pedir reintegração de posse”, afirma dirigente sobre ocupação em Artur Nogueira

Estudantes de Artur Nogueira falam sobre ocupação e reorganização do ensino


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.