12/12/2016

Confira os homenageados do Prêmio Nogueirenses do Ano

Cerimônia premiou pessoas e grupos que fizeram a diferença em Artur Nogueira

A 6ª edição do Prêmio Nogueirenses do Ano foi realizada na noite deste sábado (10) e homenageou pessoas e grupos que se destacaram em 2016. A cerimônia foi realizada no teatro ‘O Fingidor’, da Escola Monteiro Lobato, e teve transmissão ao vivo pela internet.

img_0683-1481462083

A cada ano, a solenidade vem se consolidando como uma das principais cerimônias sociais da região de Artur Nogueira. Com o objetivo de enaltecer ações promovidas no município ou representadas em outras regiões, o prêmio tem alcançado êxito em todas as edições. Os homenageados foram definidos por uma comissão técnica de jornalistas, a qual usou “destaque” e “relevância” como critérios de avaliação ao longo do ano. Para tanto, a decisão foi feita com base em notícias publicadas no Portal Nogueirense, acessos registrados pelo Google Analytics e, também, mediante sugestão popular.

img_0776-1481462105

Para o jornalista Alex Bússulo, diretor responsável, a cerimônia cumpriu a missão. “Tivemos uma noite emocionante, onde homenageamos pessoas e grupos que fizeram a diferença em Artur Nogueira. Um momento de gratidão a todos que se destacaram”, resumiu o jornalista.

Entre as homenagens, o público prestigiou uma linda apresentação dos músicos da Corporação Musical 24 de Junho. Realizado desde 2011, o Prêmio Nogueirenses do Ano 2016 teve ao todo 22 categorias. Os troféus foram confeccionados pela artista plástica Célia Thomé. Ao final da cerimônia, os homenageados e convidados participaram de um coquetel oferecido pelo Buffet Bertini. A decoração do espaço ficou por conta de Rafaela Soliani. A cerimônia foi apresentada pelos jornalistas Alex Bússulo e Nathália Lima.

img_1175-1481462252

img_0801-1481461382

img_0355-1481461106

img_1279-1481462286

Confira os homenageados da noite:

ESPORTE – Luiz Alberto de Araújo

img_1559-1481462359

Em 2016, o Brasil recebeu a maior competição esportiva do mundo: os Jogos Olímpicos. Nações dos 5 continentes se uniram pelo mesmo motivo: o amor pelo esporte. Foram muitos desafios e limites ultrapassados. Artur Nogueira foi muito bem representada nessa competição por um atleta nogueirense que, antes de chegar às competições internacionais, já brilhava nas ruas do Jardim Paineiras e no Campo do Rapadão. Medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos em Toronto no Canadá, ele mostrou a capacidade de superação ao garantir no Pan a classificação para o Mundial de Atletismo e ainda para as Olimpíadas no Rio em 2016. Hoje, por competir no decatlo, este nogueirense é tido com um dos atletas mais completos do Brasil.


CULTURA – Ricardo Michelino

img_0843-1481462135

A arte é uma das principais formas de expressão do ser humano. E nesse universo de possibilidades, encontra-se na música o elo entre nações e diferentes culturas. Um maestro nogueirense tem chamado atenção pelo trabalho realizado dentro e fora do Brasil. No mês de outubro, ele levou a música brasileira para os palcos americanos e ganhou o respeito e a admiração dos estrangeiros. Além disso, ele é o idealizador do Retreta, projeto musical que já atendeu mais de 3 mil alunos gratuitamente em Artur Nogueira. Este maestro também foi o responsável pelos espetáculos realizados em Artur Nogueira ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Derico Sciotti, Leo Gandelman e Maurício Manieri – além de uma apresentação histórica no Programa do Jô, na Rede Globo.


EDUCAÇÃO – Simone de Menezes

img_0857-1481462145

Em 2016, foram divulgados os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que visa avaliar a educação nas escolas municipais de todo país. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Elysiário Del’ Álamo, localizada no bairro Sacilotto 2, conquistou a nota  6,8 – a maior do ensino público de Artur Nogueira. Apesar dos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, a diretora dessa unidade provou que, quando o trabalho é realizado com amor e dedicação, os bons resultados aparecem. Estabelecendo o objetivo de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, juntamente com sua equipe, essa gestora escolar buscou trabalhar a autoestima dos alunos por meio de projetos com temas voltados às necessidades reais das crianças, com ações que visam sanar as dificuldades dos estudantes. O envolvimento de pais, professores e funcionários da unidade escolar, também foi parte fundamental para todo esse sucesso.


LIDERANÇA – Ivan Vicensotti

img_1026-1481462215

Todo o líder é avaliado pela sua capacidade de influenciar. Melhor ainda quando esta virtude serve aos interesses comuns de uma sociedade. O trabalho de influência deste nogueirense teve resultados impressionantes nas últimas eleições. Com apenas 36 anos de idade, o nogueirense eleito como exemplo de liderança pelo Portal Nogueirense mostrou nas urnas que os jovens são responsáveis pelo futuro de uma nação, basta apenas dar-lhes as oportunidades de fazer a diferença. Nas eleições municipais, ele foi eleito em todas as sessões eleitorais, conquistando 15.872 votos e garantindo o título de prefeito de Artur Nogueira para os próximos 4 anos.


RESPONSABILIDADE SOCIAL – Passos Que Salvam

img_0936-1481462177

Conscientização – essa é a ferramenta primordial para que qualquer outra atitude seja tomada, principalmente quando o assunto mexe com a saúde. Durante este ano, um grupo de voluntários trouxe para Artur Nogueira uma importante campanha de conscientização contra o câncer infanto-juvenil. Foram entregues mais de 1200 kits para a população e centenas de pessoas caminharam para conscientizar muitos outros de que o câncer é assunto sério. O evento também movimentou o comércio de Artur Nogueira. Muitas empresas da cidade aderiram à causa e apoiaram a campanha. Em sua segunda edição na cidade, a campanha arrecadou fundos para o Hospital do Câncer de Barretos e mostrou que não basta distribuir material, é necessário vestir a camisa para que todos entendam que câncer não é brincadeira.


MEIO AMBIENTE – Helton Bassi Filippini

img_1639-1481462384

Funcionário concursado, ele está como secretário Municipal de Meio Ambiente desde o Governo Capelini. Na Gestão Capato, ele coordenou importantes projetos e ações que resultaram na melhoria e preservação da natureza. Ações que somam Estações de Tratamento de Esgoto da cidade – uma delas foi inaugura em junho deste ano, plantio de cerca de 25 mil mudas de árvores e a evolução na nota no índice Município Verde-Azul, que apontou que Artur Nogueira subiu 116 posições no ranking ambiental do Estado de São Paulo.


SUSTENTABILIDADE – Andrew Martins

img_1006-1481462205

Sustentabilidade. O termo, que há alguns anos era um tanto desconhecido, hoje é discutido com frequência. Mesmo não sendo tão utilizado em rodas de conversa mais informais, é citado constantemente nos principais veículos de comunicação, fóruns e debates ao redor do mundo. O assunto que envolve tanto amor e cuidado pelo planeta é uma das principais prioridades deste arquiteto nogueirense. Com seu projeto de construção de casas ecológicas, mostrou para a região que para fazer o bem ao meio ambiente basta colocar em prática boas ideias. Em Artur Nogueira ele tem construído casas ecológicas, utilizando basicamente barro, palhas e bambus.


VOLUNTARIADO – RPAA

img_1351-1481462310

Criada em 2012, essa ONG se destaca no município pelo trabalho ininterrupto em prol dos animais. Por ano, essa organização é responsável pela castração de centenas de cães e gatos de rua e pela feira de adoção que acontece aos domingos. Em 2016, essa turma montou, juntamente com Secretaria Municipal de Saúde, um programa que reduz em até 85% os custos para castrar animais em Artur Nogueira. O método é uma importante maneira de reduzir o número de cães e gatos abandonados na cidade. Essa ONG também lutou pela criação de uma Lei que pune os agressores de animais do município. Estes verdadeiros heróis já enfrentaram ameaças e arriscaram as próprias vidas para garantir que se mantenha acesa a chama do amor e do carinho pelos animais em Artur Nogueira.


MÚSICA – Pastor Lucas

img_1686-1481462400

O trabalho deste nogueirense já é bastante conhecido no meio gospel em várias regiões do Brasil. Tendo ele composto músicas que foram gravadas por nomes como Aline Barros, William Nascimento e Regis Danese, era questão de tempo para que o trabalho do compositor fosse reconhecido. E foi. No Troféu de Ouro 2016, ele venceu, mediante votação popular feita pela internet, o prêmio na categoria “Revelação Nacional”, e concorreu em três categorias, junto com outros grandes artistas da música gospel, como Priscila Alcântara, Leonardo Gonçalves, Daniela Araújo e a banda Preto no Branco. Devido a um compromisso assumido anteriormente, Pastor Lucas não conseguiu comparecer à cerimônia.


REVELAÇÃO – Lucas da Costa Brito 

img_0954-1481462183

A revelação deste ano vem dos tatames. O nogueirense de 16 anos homenageado nesta noite iniciou no esporte aos 12 anos de idade através do Projeto Judô Esporte Social, idealizado pelo professor Rodolpho Lavoura e mantido pela Prefeitura de Artur Nogueira. Em 2016 ele foi Campeão Regional, campeão Inter Regional, vice-campeão Paulista e campeão estadual dos Jogos Escolares. Através desses resultados, o jovem judoca já participa em competições integrando a Seleção Paulista na disputa por equipes.


ATIVISMO – Estudantes da Escola Munhoz

img_1101-1481461407

Na luta por reivindicar seus direitos, uma legião de alunos do país inteiro uniu forças e ocupou escolas a fim de resistir às mudanças impostas pelo poder público. Diferente de rebeldes sem causa, esses estudantes apresentaram uma demanda legítima: a valorização do ensino. Em Artur Nogueira, estudantes contrários à reforma educacional proposta pelo governo do Estado ocuparam a escola José Apparecido Munhoz, a fim de mostrar aos políticos sua insatisfação. Esses alunos nogueirenses levam para casa hoje o prêmio Nogueirense do Ano pela coragem e dedicação a causa que, dentre muitas, é uma das mais importantes: o direito a uma educação de qualidade para todos.


SUPERAÇÃO – Rosana e José 

img_0984-1481462195

No início deste ano, Artur Nogueira sediou o final feliz de uma linda história de amor. Depois de 19 anos de união, o amor venceu as barreiras e tornou tudo possível. Esse casal foi notícia nos principais jornais do estado de São Paulo. O casal nogueirense que recebe hoje o prêmio de superação oficializou a união no dia 17 de janeiro e entrou para a história como o primeiro casamento de uma pessoa com deficiência do Brasil. A vitória só foi possível após uma mudança na legislação que, antes, não permitia o enlace matrimonial para deficientes.


EMPREENDEDORISMO – Lígia Rodrigues Guidolin

img_1056-1481461398

Mesmo em um ano em que o Brasil viveu um período de crise, esta empresária mostrou dinamismo na gestão de dois grandes supermercados de Artur Nogueira. Seus empreendimentos garantem, anualmente, centenas de empregos diretos para moradores da cidade. Além do sucesso dos supermercados Buona Gente e Santo Anjo, a empresária realizou neste ano uma corrida de rua que movimentou atletas de Artur Nogueira e região. Centenas de inscritos se engajaram na atividade, que ofereceu aos participantes as modalidades de corrida e caminhada. Mais do que uma simples competição esportiva, uma atitude de empreendedorismo e inovação. Devido a um compromisso assumido anteriormente, Lígia foi representada na cerimônia por Iracema Goulart Braga, gerente do Buona Gente.


INFANTIL – Aaron Barrios

img_1069-1481462224

Ele descobriu cedo o gosto pela pintura. Com suas pequenas mãos transforma uma simples tela branca em pura arte de cores e texturas. Ele tem apenas 5 anos de idade e já pintou mais do que muitos artistas. Desde que começou a produzir suas telas, tem demostrado um estilo ímpar e criativo. O pequeno artista plástico sempre teve o incentivo dos pais e já pintou mais de 120 telas sozinho. Em 2016, teve a oportunidade de expor o trabalho realizado ao longo de aproximadamente dois anos. Tão jovem, é poliglota, falando um total de quatro línguas diferentes.


SEGURANÇA – Roberto Nunes de Azevedo

img_0899-1481462165

Um guarda municipal muitas vezes se depara com situações de vida ou morte. Foi o que aconteceu com o homenageado desta categoria, um guarda municipal que salvou a vida de uma bebê. A pequena Isadora, de apenas 5 meses, havia engasgado com leite enquanto era amamentada. Os pais da criança, desesperados, procuraram por ajuda na delegacia de Artur Nogueira. O guarda municipal estava como plantonista e imediatamente efetuou uma massagem na menina, a trazendo novamente à consciência. O caso aconteceu um março deste ano e teve um final feliz graças à atuação heroica deste homem. Por estar em uma viagem, Azevedo foi representado na cerimônia pelo sobrinho Luiz Castilho.


BELEZA – Karina Luck

img_0878-1481462153

A sociedade, desde sempre, apresentou certos padrões de beleza. Não respeitando a pluralidade, essas regras influenciam homens e mulheres, todos os anos, a fazer loucuras em seus corpos para chegar perto do que seria o “ideal”. Há quem pense que não deveria ser assim, ou que seu corpo, por destoar do padrão, jamais agradará. É nessa realidade que uma nogueirense empoderada e cheia de atitude chega para mostrar que beleza é só questão de opinião e de autoconhecimento. A jovem nogueirense de 26 anos participou de um concurso estadual e foi eleita “A Mais Bela Gordinha de São Paulo”. O concurso foi realizado pela Liga Inteligente Plus Size.


INTERNET – Maitê Faitarone

img_1608-1481462375

O poder de influência das redes sociais é inquestionável. Apaixonada pelo mundo da moda desde pequena, a homenageada desta categoria fez de uma brincadeira de criança, um sucesso. Aos 10 anos de idade já mostrava interesse por moda e pediu para sua mãe levá-la numa agência de modelos. Desde então, não parou de ser convidada para realizar trabalhos publicitários para várias marcas. Enquanto muitas pessoas buscam alcançar o sucesso através de suas postagens nas redes sociais, ela despretensiosamente conseguiu milhares de seguidores fazendo apenas o que gosta: falar de moda e mostrar isso para os outros através de suas contas no Instagram e no YouTube. Como consequência, aos 12 anos se tornou uma das it girls mais influentes e mais novas do país.


SAÚDE – Joyce Leite

img_1644-1481462387

Essa nogueirense dedica seu tempo e esforço para ajudar as pessoas. Enfermeira da organização Médicos sem Fronteiras desde 2014, apaixonou-se pela oportunidade de fazer a diferença na vida de pessoas em outros lugares do mundo. Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde às pessoas que mais precisam de forma neutra, independente e imparcial. A missão desta enfermeira é fazer o bem sem olhar a quem e onde quer que esteja. Essa nogueirense já passou pela Etiópia, Sudão, Iémen, Turquia, Nigéria e hoje está na Suíça participando de um treinamento para cuidar de bebês recém-nascidos, que precisam de cuidados especiais. Ela foi representada pelos pais Marcos e Deise.


EVENTOS – Paulinho Munhoz

img_1383-1481462323

Responsável pela realização do Miss Artur Nogueira, o professor de português, missólogo e crítico tem alcançado excelência nos eventos que realiza. Há 20 anos, é responsável pela concretização do sonho de tantas meninas e mulheres: serem misses. Neste ano, realizou o 20º Miss Artur Nogueira, um evento incrível que, através dos anos, se estabeleceu na cidade e já é referência na região. Incansável em seus esforços, este nogueirense transforma tudo aquilo que toca em preciosidade. Ele inspira jovens a buscarem sempre o melhor e serem destaque naquilo que são realmente bons.


INSPIRAÇÃO – Maria Angela Cerqueira

img_1148-1481462249

A homenageada desta categoria recebeu recentemente o título de Miss Terceira Idade do Estado de São Paulo. Com sua força de vontade, mostrou que beleza não tem idade. O concurso estadual, em sua 23ª edição, aconteceu na Mooca, e foi organizado pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de São Paulo. A jovem senhora de olhos cativantes e sorriso inteiro explica que cada um está no mundo para ser feliz, e que acreditar nos próprios sonhos é o caminho certo para alcançar os objetivos. O tempo passa, mas o que realmente importa é o que vai dentro do coração. A idade é um mero número que segue a passar.


VOTAÇÃO POPULAR – Rodrigo Pereira

img_1700-1481462406

Escolhido pelos próprios nogueirenses em votação popular na internet, este homem tem ganhado o carinho e o reconhecimento por seu trabalho na maior festa da cidade: a Expo Artur. Em sua segunda vez como presidente da festa, mostrou competência e ganhou o apoio do público. A responsabilidade em fazer sua parte da melhor maneira possível fez dele uma importante referência em eventos para Artur Nogueira e região.


ENTREVISTA MAIS LIDA – Jamila Fontana

img_1735-1481462418

Com mais de 15 mil acessos e centenas de compartilhamentos nas redes sociais, ela chamou a atenção dos leitores do Portal Nogueirense pela sua perda de peso. Resultado de reeducação alimentar e exercícios físicos diários, ela emagreceu 57 quilos em menos de 12 meses. Um feito incrível que proporcionou melhoras em todos os âmbitos de sua vida. A história de superação desta nogueirense foi retratada por uma importante revista de saúde do Brasil.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.