20/10/2015

Confira as dicas do Professor Paulinho para fazer uma redação nota 10 e surpreender no Enem

Exame Nacional do Ensino Médio acontece neste final de semana. Moradores de Artur Nogueira devem chegar antes das 13 horas nos locais da prova.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem neste sábado (5) e domingo (6) em todo o Brasil. Os alunos que se inscreveram precisam conferir o local das provas no cartão de participação disponível unicamente no site do Enem e chegar antes das 13 horas, quando os portões serão fechados – uma vez fechados os portões, eles só abrem no término do teste. A nota do Enem pode ser usada para ingressar em algumas universidades federais que usam a avaliação no lugar do vestibular e ainda confere, aos maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio, certificado de formação no segundo grau.

Para fazer a prova o candidato e a candidata precisam apresentar um documento oficial com foto. Cópias, fotocópias ou impressões não serão aceitas. Quem teve o documento roubado ou extraviado precisa apresentar Boletim de Ocorrência.

Mas nesta reta final fica a dúvida: Como lembrar de tudo que estudei e fazer um Enem de sucesso?

O Portal Nogueirense procurou o professor de Português e Redação Paulinho Munhoz para pedir algumas dicas de como os nogueirenses e as nogueirenses podem tirar de letra a prova. Ele aconselha que o importante é manter a calma e focar no teste. O mínimo de tecnologia por perto também é essencial. “Esqueça a selfie pra postar em redes sociais com hashtags do tipo ‘Enem eu fui’, pois isso pode lhe acarretar uma boa dor de cabeça”.

Confira:

Dormir e se alimentar bem são duas coisas importantes. O que mais é preciso no pré-Enem?
É preciso tranquilidade, não só no pré-Enem como em tudo na vida. Agora não é hora de tentar aprender conteúdos novos, nem de perder noites de sono e ficar devorando livros e matérias que você pensa que nunca viu na vida. Isso só vai aumentar o seu nervosismo e te dar a sensação de que você não sabe nada. O que você pode fazer é revisar conteúdos que já domina para fazer aquele ajuste final. Refazer provas de edições anteriores do ENEM também é sempre bom, porque os conteúdos e temas costumam ser recorrentes se analisarmos o histórico das provas. O Inep disponibiliza todas as provas no site dele, com os gabaritos. Se quiser, o aluno pode refazer as provas e verificar se um assunto se repete com frequência. Aí ele pode treiná-lo ainda mais. Em Língua Portuguesa, por exemplo, questões que tratam de Figuras de Linguagem e Gêneros Textuais têm sido frequentes.

Chegou o dia da prova. O que posso e não posso levar?
Bem, o que é obrigatório levar creio que todo o estudante que realmente está almejando se sair bem já deve estar careca de saber e com tudo preparado. A famosa caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame, uma vez que o uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta. O candidato deve estar com documento de identificação original com foto válido. O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas. Lembrar que se o candidato for pego portando livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, pen drives, mp3 ou similar, ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, ele pode ser imediatamente eliminado. Portanto, aqueles que têm um caso de amor com o celular, devem usufruir dele bastante até sexta-feira, porque durante a prova, nem pensar. Esqueça a selfie pra postar em redes sociais com hashtags do tipo “Enem eu fui”, pois isso pode lhe acarretar uma boa dor de cabeça. Agora levar uma barrinha de chocolate pra dar mais energia e uma garrafinha com água para suportar esse calor imenso também é aconselhável. No mais, quanto menos apetrecho, melhor, já que são menos coisas pra se preocupar, uma vez que o seu maior foco de preocupação deve ser a prova.

Qual a melhor forma de começar a responder os questionários?
O Enem é uma prova de leitura, de saber ler e interpretar. E isso o aluno aprendeu muito bem no Ensino Médio. Decorebas não funcionam no Enem. Portanto a concentração na leitura do enunciado da questão é fundamental. Na grande maioria das vezes a resposta para a questão está implícita ou até explícita no próprio enunciado. Sabemos que o Enem é uma prova extensa e ganhar tempo é fundamental. Mas responder sem ler bem a questão é passe quase certo para o erro. Para ganhar tempo a dica é ler o enunciado com muito foco, muita concentração. Assim, a questão não precisa ficar sendo relida muitas vezes. Tempo no Enem é crucial, portanto o foco e a concentração são fundamentais.

Como fazer uma redação nota 10?
A redação do Enem, embora seja uma dissertação tradicional, tem duas características que merecem atenção especial:
1º – os textos são avaliados segundo critérios bastante objetivos (embora eu ache que seja impossível avaliar exclusivamente uma redação de modo objetivo), que se fundamentam em cinco grandes competências, consideradas essenciais à redação de um texto eficiente.
2º – Costuma-se solicitar ao participante que inclua no texto uma proposta de intervenção na situação – problema apresentada como tema. Lembrando que o Enem consolidou-se como um exame que não avalia primordialmente o acúmulo de informações e a memorização de conhecimentos, mas a capacidade de processamento de informações e da reflexão crítica acerca da realidade.
As cinco competências pelas quais a banca procura analisar e pontuar a redação do aluno são: I- Demonstrar domínio na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
II- Compreender a proposta da redação e aplicar os conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolvê-lo;
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação (aqui entram a coesão, coerência e progressão textual tão solicitadas por nós, professores, para os alunos em suas redações ao longo do Ensino Médio);
V- Elaborar a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O texto é dissertativo, posso começar com “eu acho”, “acredito que”?
Claro que não! Seria uma redundância sem tamanho. Se você está escrevendo aquilo é óbvio que você acha aquilo, que aquela é a sua opinião. Esses são vícios de escrita que a gente, como professor, já tem que ir eliminando do aluno desde o Fundamental II. O “eu acho” tira o peso da argumentação. Uma afirmação escrita com propriedade, objetividade e clareza dá muito mais credibilidade à argumentação.

Em outro ano uma redação explicou como fazer miojo. Posso investir em gracinhas na redação para tentar uma nota melhor?
Se você acha legal passar a tarde inteira do seu sábado e domingo debruçado em cima de uma prova somente pra “gastar” o tempo, você pode escrever o que quiser na sua redação. A concorrência é grande, os alunos estão cada vez mais preparados, o Enem é um exame que, a cada ano, dá acesso a um número maior de universidades e formas de ingresso para o Ensino Superior que essa de “tirar onda” na hora da redação já é coisa ultrapassada. Pelo menos eu oro para isso.

Tem alguma aposta de tema para a redação deste ano?
É besteira ficar tentando adivinhar tema. Às vezes o aluno se prende tanto a temas como Meio-Ambiente, Política, Tecnologia, Relações Humanas e vem o Enem e pede uma redação sobre a publicidade infantil. Por isso que eu aconselho a não tentar dar uma de Nostradamus nesse momento. Deixemos o campo das profecias para outras ocasiões. O aluno que leu muito durante todo o Ensino Médio, que ficou atento às explicações e comentários dos seus professores e que tem o hábito da leitura no seu dia a dia, com certeza pode contar bastante com um vasto repertório cultural adquirido ao longo de toda sua vida. Isso o ajudará muito a opinar e argumentar sobre qualquer tipo de tema. E, além disso, há os recortes temáticos, os textos motivadores. Eles ajudam muito o aluno a ter um posicionamento sobre a questão a ser debatida.

O cálculo da nota do Enem é diferente. Nem sempre acertar mais perguntas pode me dar a melhor nota. Evitar o desespero quando saírem os gabaritos é importante?
Não vou dizer que o aluno deve se abster de olhar o gabarito e conferir quantas acertou, porque isso eu jamais fiz e acho que nunca farei. Sou daqueles que gosta de anotar as respostas e aguardar ansioso o gabarito para conferi-lo. Se o número de questões corretas não for o que o aluno esperava, resta a ele aguardar a divulgação dos resultados, já que assim como ele, vários outros que pensavam ter ido bem podem também não ter se saído tão bem assim. Portanto há que se ter esperança até o último momento.

Tem algum mantra que possa ajudar?
Esse mantra eu levo não só para o Enem, mas para toda minha vida: “Eu quero, eu posso, eu consigo”. Já que se eu me preparei, seu eu empreendi meus esforços e agi com foco e determinação, não há razão para ter medo do fracasso. Se eu não confiar em mim, quem é que vai confiar, então?


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