03/05/2016

Como adquirir um comportamento empreendedor

"A constante busca pelo conhecimento, principalmente em relação ao meio que está atuando, possibilita ao empreendedor raciocínio rápido para a tomada de decisões"

A personalidade empreendedora é composta por valores e comportamentos, natos e aprendidos, que potencializam as ações da pessoa e de todos a sua volta. Além de possuir tais comportamentos o empreendedor está sempre empenhado em aperfeiçoá-los, e essa é considerada a sua maior característica.

Empreendedores são pessoas otimistas, visionárias que traçam estratégias e planos para o futuro. Não ficam a mercê do aqui e agora e diante de uma crise, sempre encontram estratégias para supera-lá ou aproveita-lá da melhor forma possível. Uma frase que representa muito bem esta característica é: ‘”Enquanto alguns choram, outros vendem lenços”.

A constante busca pelo conhecimento, principalmente em relação ao meio que está atuando, possibilita ao empreendedor raciocínio rápido para a tomada de decisões. Conseguem fazer uma análise global da situação, tendência de mercado, concorrência, situações similares enfrentadas anteriormente ou por empresas parecidas, bem como suas perdas e ganhos diante das decisões.

INTERNA_fa99137df2270c9c7fc7c8686586c5e21c825bc0

“Eu não trabalho para me tornar rico, mas me torno rico ao trabalhar”: Essa é a frase que define a preocupação financeira do empreendedor, uma pessoa com atitude positiva, que acredita em suas ideias e simplesmente apaixonado pelo que faz, onde dinheiro se torna consequência do sucesso nos negócios e não causa para levantar-se todos os dias para trabalhar.

Empreendedores são pessoas que buscam melhorar a vida das pessoas, através de suas ideias e atitudes. Contribuem com a sociedade e para o desenvolvimento do país, pois esse depende da capacidade de inovação tecnológica para se desenvolver financeiramente. Empreender é muito mais que administrar, envolve lidar com pessoas, encontrar soluções frente a problemas que muitos abandonariam e principalmente apaixonar-se por uma ideia e fazê-la acontecer.

Para aqueles que acreditam que, empreendedor é apenas o dono de algum negócio, em nosso próximo artigo falaremos sobre a importância de desenvolver habilidades  empreendedoras em todos os colaboradores de uma organização.

Fabiana Balieiro é psicóloga e coach

fabi


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.