11/05/2017

Comissão de Saúde discute aperfeiçoamento no atendimento em Artur Nogueira

Entre os objetivos em pauta na reunião estava a otimização de recursos já existentes

Da redação

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (11), na Câmara Municipal de Artur Nogueira, a quarta reunião da Comissão Parlamentar de Saúde, com o intuito de expor questões pertinentes à funcionalidade da área da Saúde do município. Estiveram presentes durante a reunião vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde, Atenção Básica, Secretaria de Saúde, diretoria de Recursos Humanos, Cismetro e Hospital Bom Samaritano.

IMG_9286 - Cópia copiar-1494539366

Com início às 13h30, a quarta reunião da Comissão Parlamentar pontuou questões úteis e procedimentos que necessitam de aperfeiçoamento para o melhor atendimento à população, como por exemplo, triagem, remanejamento, sistema integrado, além de campanhas educativas e informativas através de cartilhas e da divulgação pela internet e redes sociais.

O presidente da Comissão, Rodrigo de Faveri (PTB), explanou sobre a importância do trabalho conjunto entre os setores para um bem maior: o atendimento exemplar aos munícipes. “O que precisávamos era dessa interação entre Conselho Municipal e Secretaria de Saúde, funcionários públicos e do Executivo junto a esta Comissão. Acredito que nosso encaminhamento terá bastante eficácia na tomada de decisão e no planejamento que o Executivo fará em relação à Saúde,” pontua Faveri.

IMG_9225 - Cópia copiar-1494539359 IMG_9233 - Cópia copiar-1494539361

Sidney Dutra, representante do Hospital Bom Samaritano, enfatizou pontos considerados fundamentais por ele para a eficiência no atendimento da Saúde. Um sistema de interação e informatização entre os setores é um dos requisitos citados durante a reunião. “Temos a consciência de que Artur Nogueira tem uma boa estrutura de Saúde, com unidades básicas de saúde (UBS), postos de saúde da família (PSF), Centro de Especialidades, atendimento médico com profissionais capacitados, hospital com atendimento prestativo e o Executivo buscando sempre a melhoria. Precisamos agora é de uma melhor organização, utilização e adequação desses setores, unido a recursos e verbas. Além da informatização entre o sistema da Prefeitura, setores da Saúde e unidades de atendimento, incluindo o hospital,” ressalta Dutra.

IMG_9253 - Cópia copiar-1494539364

Já o vereador Davi da Rádio (DEM) levantou um questionamento para a responsável interina da Saúde do município, Dr. Sandra Banin Gaido. O parlamentar indagou se já ocorre um sistema integrado com os setores da Saúde para o monitoramento de exames de pacientes pelos profissionais e médicos do município. E, se caso não houvesse, qual é a previsão de funcionamento.

A interação dita pelo representante do Legislativo teria como objetivo evitar o pedido de exames que já foram realizados durante atendimentos anteriores, reduzindo assim custos desnecessários ao setor. Em reposta ao vereador, a também representante da diretoria de Recurso Humanos (RH), declarou que ainda é preciso haver a integração e efetivação desse sistema. “A gente precisa estar integrando efetivamente todo o nosso sistema. Esse procedimento está em andamento, não tivemos uma grande evolução ainda por esse procedimento ser muito burocrático, mas esse será o nosso próximo passo”, garante.

IMG_9292 - Cópia copiar-1494539368IMG_9290 copiar-1494539513

A próxima reunião da Comissão Parlamentar da Saúde ocorre no próximo dia 25, às 14 horas, também no Salão Nobre da Câmara Municipal. O encontro é aberto a toda a população e a profissionais da área médica que queiram colaborar com opiniões e sugestões pertinentes ao setor.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.