13/01/2018

Começa organização do Bloco da Vaca em Artur Nogueira

Bloco mais tradicional da região pretende reunir milhares de pessoas na avenida

Da redação

Declarado patrimônio imaterial e cultural do Estado de São Paulo, o Bloco da Vaca vai completar 88 anos em 2018 e promete, como é tradição, fazer a alegria dos foliões de Artur Nogueira e região. Os preparativos para o tradicional bloco começaram e a expectativa é de reunir milhares de pessoas nas ruas e avenidas nogueirenses.

Anderson Luís Lopes, o Ninão, e Levi Fernando são dois dos grandes responsáveis pela confecção das vacas que animam a festa. Segundo os carnavalescos, estão sendo feitas quatro vacas, de aproximadamente 30 quilos, e uma vaquinha mais leve. “Usamos crânio de vaca, cipó, espuma, pano, enfim, a produção de cada uma dura em média uma semana”, especifica Lopes que trabalha há 10 anos com os preparativos.

As vacas grandes saem no domingo e terça-feira de Carnaval a partir das 17h. Já a vaquinha, na sexta-feira. Este ano a tradicional comemoração inicia dia 9 de fevereiro (sexta-feira) e termina dia 13 de fevereiro (terça-feira).

Já David Alan Martins cuida da bateria do Bloco da vaca. “Os ensaios acontecem todas as terças e quintas-feiras a partir das 19h30 em frente a antiga Biblioteca Municipal e é composto por crianças, adolescentes e adultos”, afirma Martins que segreda que adora o que faz. Em média, de acordo com ele, cerca de 90 pessoas, incluindo crianças e idosos, fazem parte da banda.

A organização do Bloco da Vaca é dividida em duas frentes: a confecção das vacas e o ensaio da bateria. Os nogueirenses Eduardo Pietrobom (Duda), Geraldo Townsend (Lelo), Anderson Luís Lopes (Ninão), Euclides de Sá, Levi Fernando de Melo, David Alan Martins e André Luís Cardona (Gordico) trabalham voluntariamente para garantir a diversão dos foliões.

Cronograma tradicional

  • Sexta-feira (9): Filhos da Vaca
  • Sábado (10): Banda Louca
  • Domingo (11): Bloco da Vaca
  • Segunda-feira (12): Banda Louca
  • Terça-feira (13): Bloco da Vaca

  

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.