13/10/2015

Coletivo ModTrip reúne jovens em exibição de filme sobre o Acre em Artur Nogueira

Filme O Acre Existe foi exibido na noite desta segunda-feira, feriado de Dia das Crianças. Atividade integra série Em defesa da família tradicional brasileira, lançada pelo coletivo.

O Coletivo ModTrip realizou nesta segunda-feira (12), feriado de Dia das Crianças, a exibição do filme O Acre Existe. Cerca de 30 jovens, a maior parte moradores de Artur Nogueira, assistiram ao documentário, que retrata o cotidiano de comunidades acrianas, de seringueiros da Floresta Amazônica e a herança de Chico Mendes à luta de povos indígenas para a manutenção de suas culturas. Esta é a terceira edição do CineTrip, produzido pelo coletivo, mas é a primeira vez que realizam a exibição na sede do grupo, localizada no Centro de Artur Nogueira.

IMG_2010 - Copia

O longa-metragem produzido em 2014 por quatro paulistas prendeu a atenção do público, que se divertiu e se emocionou com a realidade de lutas e sorrisos vivenciadas pelo povo acreano e registradas pelas lentes da Controle Remoto Filmes. A produção conta ainda com uma abordagem sobre as dificuldades enfrentadas atualmente pelos índios no Acre e a importância da valorização da cultura indígena como forma de preservação das etnias nativas.

Para o coletivo ModTrip a exibição do filme mostra uma perspectiva diferente da que as pessoas nas grandes cidades tem se apropriado. “Lembrando a sociedade que tem se construído nos grandes centros, que a sabedoria que gera harmonia entre natureza e ser humano, pode ser encontrado no olhar indígena sobre a vida, e sobre nós”, aponta Cley Medeiros, integrante do Coletivo ModTrip e um dos organizadores do evento.

IMG_2017 - Copia

“No contraponto do senso comum, a ModTrip valoriza a oralidade e as tradições indígenas, reconhecendo cada aspecto que envolve a autonomia, como a demarcação de terras, e soberania dos povos indígenas”, reforça Medeiros.

A atividade integra a série Em defesa da família tradicional brasileira, organizada pelo Coletivo e que deve contar ainda com um sarau e uma exposição fotográfica sobre a cultura indígena. A série apresenta a versão do coletivo sobre o que considera ‘família tradicional brasileira’, desconstruindo conceitos considerados “conservadores e retrógrados”, de acordo com o grupo, em que se estabelecem estereótipos pré-definidos para caracterizar o grupo familiar.

IMG_1986 - Copia


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.