22/10/2015

Coletivo organiza no sábado sarau com temática indígena em Artur Nogueira

Evento organizado pelo Coletivo ModTrip começa a partir das 16 horas na pista de Skate e espera reunir centenas de jovens interessados em busca de novas experiências com a arte.

O coletivo ModTrip House realiza neste sábado (24) o Sarau “Mehin” na pista de skate de Artur Nogueira. O evento começa a partir das 16 horas com entrada gratuita e faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pelo coletivo durante este trimestre intitulada “Em defesa da família tradicional brasileira”. Segundo os organizadores, o objetivo é levar o olhar indígena sobre a vida por meio de exposições e músicas. Este é o terceiro sarau organizado pelo grupo este ano e deve reunir cerca de 20 artistas

No local haverá venda de comida vegana, exposição de fotos e apresentação de 20 artistas independentes – que inclui malabares, dança, teatro, poesia e shows nos estilos rock, rap e MPB. O evento também contará com oficinas de camisetas TieDye.

Segundo o estudante de Jornalismo Cley Medeiros, um dos organizadores, o evento é para ser um festival de artes integradas que exponha a cultura indígena. “No contraponto do senso comum, a ModTrip valoriza a oralidade e as tradições indígenas, reconhecendo cada aspecto que envolve a autonomia, como a demarcação de terras, e soberania dos povos tradicionais”, aponta. “E para isso criou uma agenda de atividades que valoriza a cultura tradicional. A série apresenta a versão do coletivo sobre o que considera ‘família tradicional brasileira’, desconstruindo conceitos considerados ‘conservadores e retrógrado’.”

Mehin, na lingua Krahô, povo indígena que habita o norte do Tocantins, significa “índio”, no entanto a expressão conta mais. A palavra é a essência da experiência do ser humano com a conexão com tudo que anda, rasteja, nada e voa.

11139995_1649604341949185_6414077754467234087_n

De acordo com Bruna Janini, estudante de Artes Visuais e integrante do Coletivo ModTrip, o evento terá ainda trilha sonora com canções de influência indígena e intervenção teatral com representação da temática tribal. “Esta integração é também uma grande oportunidade para refletirmos sobre aquilo que entendemos como a verdadeira família tradicional brasileira, que são as famílias indígenas”, explica Bruna.

“Temos uma diversidade cultural riquíssima e pouco se fala sobre isso. É importante que propaguemos a história de forma justa, valorizando aqueles que realmente fazem parte de nossa origem”, concluiu a organizadora.

Serviço:

O que: Sarau Mehin

Quando: 24/10 – sábado

Onde: Pista de Skate – Adhemar de Barros s/n – Artur Nogueira (SP)

Quanto: entrada gratuita


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.