04/03/2016

Coletivo ModTrip realiza sarau pelo Dia da Mulher em Artur Nogueira e exibe ‘As Sufragistas’

‘Diálogos Feministas’ acontece domingo (6), na casa do coletivo.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Coletivo ModTrip realiza neste domingo (6) o Sarau Diálogos Feministas, um evento para debater o papel da mulher na sociedade e dar visibilidade às artistas da região. O evento está previsto para começar às 16 horas na casa do coletivo, em Artur Nogueira, e ir até às 21 horas. Haverá exposição de fotos, bazar, comida vegana, música, uma roda de debates sobre feminismo e ainda a exibição do filme As Sufragistas, sobre a luta das mulheres inglesas na conquista do direito ao voto. Todos os trabalhos apresentados no sarau serão de mulheres da cidade e região. A entrada é gratuita.

1450763_1016349438445938_738180430739920971_n

Segundo Bruna Janini, uma das organizadoras do Sarau, o objetivo do evento, primeiro do ano organizado pelo coletivo, é dar visibilidade às mulheres na semana de luta feminina. “Queremos abrir o espaço para trocas de experiências, em que as mulheres poderão dialogar abertamente e sem opressões sobre suas profundas intimidades e também sobre a luta comum de todas contra o machismo”, frisa.

O evento deve começar às 16 horas com o bazar feminista, em que serão vendidos ou trocados roupas, livros e acessórios usados em bom estado e a preços baixos. A exposição ‘Seja’, da fotógrafa Isabela Almeida, também estará exposta em cômodos da casa, bem como os trabalhos das artistas Giovannoni, de Cosmópolis, e da própria Bruna Janini, que é artista plástica. As imagens irão compor a sessão “O Sagrado Livre Feminino”, que apresentará as mulheres em seu estado natural e a caracterização de suas lutas.

Próximo das 18 horas, a casa sedia o debate ‘Diálogos feministas’, mediado pela jornalista Isadora Stentzler, e à noite exibe o longa As Sufragistas. “Esperamos levantar na cidade o debate sobre a cultura feminista, que ao contrário do que alguns pensam, não é o oposto do machismo. Muitas mulheres de Artur Nogueira enfrentam dificuldades no dia a dia por conta de atitudes que enfraquecem o seu protagonismo na sociedade, como o patriarcado e a misoginia”, pontua Bruna sobre o legado que pretendem deixar com o Sarau.

Apesar do evento ser voltado para as mulheres, a organização fala que homens abertos a aprender sobre o tema “são bem-vindos”.

A casa do coletivo está localizada na Rua Rui Barbosa, 152, Centro. Em frente à Escola Montessori.

As Sufragistas

A história se passa no início do século XX. Após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuíam o direito de voto no Reino Unido. Um grupo de mulheres militantes decide então coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Serviço

O que: Sarau ‘Diálogos Feministas’
Quando: Domingo, dia 6
Onde: Coletivo ModTrip. Rua Rui Barbosa, 152, Centro de Artur Nogueira. Em frente à Escola Montessori.
Horas: Das 16 às 21h
Valor: Gratuito


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.