04/08/2016

Coleta de sangue em Artur Nogueira alcança meta de doação

Foram arrecadadas 86 bolsas de sangue durante a 20ª edição da campanha. Material será destinado ao Hemocentro da Unicamp, onde deve passar por triagem.

Diego Faria

IMG_0698 - Cópia-1470328647

A coleta de sangue em Artur Nogueira ocorreu na manhã desta quinta-feira (4), na Comunidade São Benedito, no bairro Nosso Chão. O número máximo de doadores garantiu o sucesso de mais uma edição da campanha no município, que ocorre há 20 anos. Ao todo foram arrecadadas 86 bolsas de sangue que serão destinadas ao Hemocentro da Unicamp, onde passará por uma triagem.

Com início às 9 horas, a coleta de sangue se estendeu até o meio dia. Aproximadamente 120 pessoas estiveram presentes na Comunidade São Benedito, a fim de participarem da campanha, promovida pelo Hemocentro da Unicamp junto à Secretaria de Saúde de Artur Nogueira. A ação se repete a cada dois meses. Segundo o técnico administrativo do Hemocentro da Unicamp, Romano Gonçalves dos Santos, o número máximo de doadores chega a 100 pessoas por edição, ao exceder a quantidade de candidatos para a coleta, os inscritos são dispensados e orientados a retornarem na próxima oportunidade de doação. “Temos uma programação bimestral com a campanha e, como hoje tivemos uma demanda maior, limitamos a entrega das senhas conforme a nossa previsão de atendimento”, relata.

IMG_0702 - Cópia-1470328662

IMG_0700 - Cópia-1470328654

A Secretaria de Saúde de Artur Nogueira informou que foram arrecadas ao fim da coleta 86 bolsas de sangue que devem ser encaminhadas ao Hemocentro da Unicamp. Após passar por uma triagem, o material será destinado a hospitais e centros médicos para pacientes que necessitam de sangue. Entre os candidatos que compareceram no local de coleta, 26 participaram pela primeira vez e 14 não puderam efetuar a doação, pois estavam inaptos para a atividade.

O tipo sanguíneo mais doado durante as campanhas é o O+, já o menos doado é o O-. Com a campanha promovia nesta quinta-feira, a previsão que se esperava com as doações foi alcançada com sucesso. A dona de casa Eva Antunes Pereira, moradora do Jardim da Saudade, em Artur Nogueira, costuma doar sangue sempre que possível. “Acho importante e tenho prazer em doar. Não faz falta pra a gente e pode salvar vidas”, declara.

IMG_0681 - Cópia-1470328637

O mecânico automotivo Denilson Pires de Araújo, morador do Jardim de Fáveri, participa pela quinta vez da campanha no município. “Estou muito contente em doar, pois sei que estou contribuindo com alguém que precisa”, relata.

A próxima edição da coleta de sangue em Artur Nogueira está prevista para ocorrer em outubro. Pessoas que não conseguiram doar desta vez poderão participar da campanha posteriormente. “Artur Nogueira é uma cidade que a gente sempre atinge as previsões de coleta. Anteriormente, atendíamos no Salão Paroquial, na área central do município, porém a população já está se acostumando com o novo espaço físico e a demanda está aumentando a cada edição”, pontua Romano.

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.