Cinco dicas para dar feedback para os funcionários
Bruno Caetano Ser dono de um negócio exige uma série de habilidades, entre elas saber liderar. O bom líder não é aquele que apenas distribui ordens, mas orienta e ensina. Ele conquista seus subordinados em torno de objetivos comuns como buscar resultados favoráveis para a empresa e ter satisfação com o trabalho. Uma das maneiras […]
Bruno Caetano
Ser dono de um negócio exige uma série de habilidades, entre elas saber liderar. O bom líder não é aquele que apenas distribui ordens, mas orienta e ensina. Ele conquista seus subordinados em torno de objetivos comuns como buscar resultados favoráveis para a empresa e ter satisfação com o trabalho. Uma das maneiras de fazer isso é dar feedback à equipe, ou seja, dar retorno sobre o desempenho de cada um. Abaixo, dou cinco sugestões para realizar a tarefa de forma produtiva:
1 – Planeje
Prepare o conteúdo da conversa, que deve girar em torno de uma questão específica. Ser generalista pode levar à superficialidade; querer englobar diversos assuntos de uma vez não terá grande eficiência.
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2 – Clareza
Explique bem o que quer e espera do funcionário. Ao final do diálogo, não podem restar dúvidas, senão, quem recebe o feedback não terá como executar o que foi pedido. A ideia é se concentrar nos fatos que necessitam correção.
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3 – Respeito
É a base para a conversa. Em muitas ocasiões, a meta é estancar um comportamento ruim do colaborador; em outras, indicar o que deve ser melhorado. Dar bronca ou ser agressivo só vai piorar a situação. Mantenha o foco no lado profissional e crie um clima simpático para a boa receptividade.
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4 – Elogie
Comece falando dos acertos do colaborador para só então tratar das falhas. Isso facilita dizer o que é preciso e a aceitação das críticas.
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5 – Critério
Avalie temas e momentos que realmente precisam de feedback. Não falar nada deixa a equipe sem parâmetros. Descarte as horas de nervosismo e de muita ansiedade. Escolha um horário tranquilo, sem risco de interrupções, local agradável e mantenha uma postura amigável.
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O feedback é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, capaz de contribuir positivamente para mudanças de atitude dos funcionários e do clima organizacional. Serve para mostrar reconhecimento pela equipe, reforçar o trabalho em grupo, fixar os valores da empresa e criar uma cultura de aprendizado.
Bem conduzido, é bom para todos. A empresa corrige suas deficiências e o grupo cresce individual e coletivamente.
Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP
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