03/10/2014

Chuvas da última quinzena aumentaram 30% reservatório de Artur Nogueira

As chuvas que atingiram Artur Nogueira da segunda quinzena de setembro até o início de outubro foram o suficiente para a represa do Cotrins subir um metro. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), choveu neste período cerca de 60 milímetros de água, aumentando os reservatórios da Saean em 30%. Com […]

As chuvas que atingiram Artur Nogueira da segunda quinzena de setembro até o início de outubro foram o suficiente para a represa do Cotrins subir um metro. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), choveu neste período cerca de 60 milímetros de água, aumentando os reservatórios da Saean em 30%. Com isso o sistema de abastecimento não terá mais interrupções a partir desta sexta-feira (3).

Conforme aponta a meteorologista Ana Ávila, da Cepagri, a quantidade de chuva alcançou a média estabelecida para o mês de setembro, que é de 60 mm. “Apesar da estiagem dos outros meses, este retorno foi muito positivo”, ressalta. De acordo com Ana, no mesmo período do ano passado só choveu 30,7 mm, não obtendo um número satisfatório para a época.

Apesar do aumento, Antônio Sacilotto, responsável pelo Saean, diz que o nível ainda não é satisfatório. “A barragem ainda precisa subir seis metros para ficar no nível normal”, pontua. “E a economia de água também precisa continuar.”

Para os próximos dias, de acordo com Ana, só deve voltar a chover na segunda quinzena de outubro.

Durante a estiagem o Saean trabalhou com 15% da capacidade total, por isso o sistema de pausa nos abastecimentos das casas foi implantado. Com a melhora nos reservatórios, isso será regularizado. “A partir de sexta-feira (3) não haverá mais rodízios e o abastecimento voltará a acontecer 24 horas por dia”, garantiu Sacilotto.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.