25/11/2014

Chove em Artur Nogueira, mas nível dos reservatórios continua preocupante

Reservatórios subiram mas ainda não está estabilizado. Racionamento deve continuar por tempo indeterminado

Por Isadora Stentzler

Os reservatórios de Artur Nogueira subiram 50 centímetros devido às chuvas que atingiram o município nesta segunda e terça-feira. Mas apesar do aumento os cortes no abastecimento continuarão a ser feitos das 13 às 17 horas e das 21 às 5 horas. De acordo com chefe de manutenção do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), Gilson Strassa, este volume garantirá o abastecimento tranquilo para os próximos 15 dias.

Devido às chuvas terem caído de forma localizada nem todos os pontos de Artur Nogueira tiveram um saldo positivo. “Só temos meio metro de água acima do limite mínimo de captação”, apresenta. “Porque não foi uma chuva suficiente para ativar os mananciais.”

As captações no Rio Poquinha, na Prainha e na Represa Cotrins, que abastecem o município, continuarão a serem feitas nas mesmas horas e quantidades. Mesmo assim o saldo total ainda é a metade do que se captava no início do ano. “Hoje nós retiramos no total 6 milhões de litros de água por dia, antes era o dobro”, calcula Strassa. Nesse saldo o Poquinha contribui com 1,6 milhão de litro de água, a Prainha com 1,4 milhão e o Cotrins com 3 milhões de litros de água.

Strassa frisa que mesmo que chova a distribuição na cidade continuará a ser feita de forma fracionada: das 7 às 13 horas e das 17 às 21 horas, com interrupção das 13 às 17 horas e das 21 às 5 horas.

Previsão

De acordo com a pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) Priscila Colto as chuvas foram ocasionadas devido a áreas de instabilidade, quando se tem um dia muito quente e úmido e há formação de nuvens. “E essas áreas causam as chuvas fortes e localizadas”, explica.

Para os próximos dois dias Priscila frisa que o tempo deve seguir com o céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas fortes e localizadas.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.