20/10/2016

Cerca de 250 exames de mamografia são feitos mensalmente em Artur Nogueira

Exames são realizados no Centro de Especialidades.

Michael Harteman

Outubro Rosa é uma campanha internacional de combate ao câncer de mama. A doença é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. A Secretaria de Saúde de Artur Nogueira revela que uma média de 250 exames de mamografia são realizados por mês no município. A doença faz mulheres e homens vítimas, embora apenas 1% dos casos sejam relacionados ao sexo masculino.

O secretário de Saúde de Artur Nogueira, Dr. Flávio Almeida, explica que conforme as alterações dos exames aparecem, os pacientes são encaminhados para avaliação com um médico mastologista no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (CAISM), em Campinas. “Ali é realizado o diagnóstico e o posterior tratamento dos pacientes. Estes tratamentos incluem cirurgias, radioterapia, quimioterapia, entre outros”, explica.

img_22633-1476126641

Dr. Flávio conta que Artur Nogueira tem feito um trabalho muito especial com os pacientes acometidos de câncer de mama, oferecendo o melhor serviço entre as cidades da região. “Tenho muita satisfação em conseguir colocar um aparelho de mamografia bem como uma sala específica em Artur Nogueira. Somos a única cidade da região que possui este serviço dentro do município. O exame é feito de forma rápida e eficaz. O paciente passa pelo PSF e prontamente é encaminhado para o exame”, acrescenta. Segundo o secretário, o número de filas de espera no município é baixo, e o resultado é rapidamente informado ao paciente e ao médico.

A campanha Outubro Rosa é mundialmente conhecida e tem o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS). É consenso que a principal ferramenta de combate ao câncer de mama é a conscientização, e é por isso que a campanha tenta incentivar as mulheres a executarem o autoexame. O secretário conta ainda que as ações, visando conscientizar, aumentaram em Artur Nogueira na última gestão. “Tivemos um grande aumento nas campanhas e na divulgação, além de tratamento de diagnostico, descoberta ou não do tumor, que é realizado dentro do nosso próprio município”.

O secretário conclui que é importante que as mulheres façam o autoexame, já que um diagnóstico rápido tem aumentado as chances de cura. “Com medidas preventivas, avaliações e o tratamento necessário, os índices de cura são altíssimos”, conclui.

Como fazer o exame em Artur Nogueira?

Para fazer o exame em Artur Nogueira, as mulheres devem se dirigir a uma das 12 unidades de Saúde da Família com o Cartão do SUS e um documento com foto. Após receberem o primeiro atendimento, as pacientes serão encaminhadas ao Centro de Especialidades do município, onde se realiza o exame de mamografia contra o câncer de mama. A avaliação acontece de forma rápida e segura.

img_2634-1476126638

Exame é feito no Centro de Especialidades


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.