26/10/2016

Centro Cultural de Artur Nogueira oferece aulas gratuitas de Yoga

Aulas são ministradas toda segunda, terça e quinta-feira em horários específicos.

Diego Faria

centro-cultural_c4a1fc2b768fa8caac5590a5afc3dcfdee25e8ae-copia-copiar-copia-1476818170

O Centro Cultural Tom Jobim, em Artur Nogueira, através da secretaria de Cultura do município, oferece à população aulas gratuitas de Yoga. Ao longo do tempo a prática pode proporcionar diversos benefícios para o corpo, mente e espírito, além de promover a qualidade de vida aos adeptos. As aulas oferecidas pelo espaço são divididas em três dias da semana.

Com aproximadamente 15 alunos por turma, as aulas de Yoga ocorrem três vezes por semana, em horários específicos. Na segunda-feira os encontros são realizados às 19 horas, na terça, às 8 horas e, na quinta, as aulas são voltadas a pessoas da melhor idade, com início a partir das 9 horas. As aulas têm em média uma hora de duração e são promovidas em um ritmo confortável.

A professora de Hatha-Yoga (uma das vertentes do Yoga) Mirian Martins Lima, de 34 anos, pratica esta técnica há quatro anos e, atualmente, ministra as aulas no Centro Cultural Tom Jobim, em Artur Nogueira. Mirian explica que os adeptos adquirem diversos benefícios não só para o corpo, mas para a mente e espírito também. “O Yoga faz fluir a energia kundalini (vitalidade) através dos chakras, que são os pontos energéticos vitais do corpo. Os benefícios vão desde o controle de funções vitais como respiração, função intestinal e função cardíaca, além do fortalecimento muscular e melhoria das funções articulares. Também a capacitação das funções superiores como percepção, subjetivação, memória, concentração e cognição”, explica.

01eb56ba-f4a2-43ce-b601-35db0f4e5b5a-copiar-1476818343

Mirian acrescenta que não há restrição de idade para a prática do Yoga. O praticante deve apenas respeitar os limites do corpo. “Cada aluno pode ter algum tipo de limitação. As aulas respeitam as especificidades de cada um, como no caso de pessoas com problemas cardíacos ou que sofram de hipertensão. Em caso de limitação muscular, articular ou sobrepeso, as aulas trabalharão a mobilidade e fortalecimento de todo o corpo”, afirma.

Os interessados em participar das aulas de Yoga no Centro Cultural Tom Jobim devem comparecer ao local para confirmar a inscrição. É necessário ter a partir de 18 anos e obter uma esteira ou colchonete confortável como acessório para a prática dos exercícios.

O Centro Cultural Tom Jobim está localizado na Rua São Sebastião, Centro. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3877-3579.

Yoga

An Indian Hindu Sadhu (holy man) performs yoga on the banks of the Sangam in Allahabad. Yoga, which means union in Sanskrit, is a family of ancient spiritual practices and also a school of spiritual thought from the Asian subcontinent, where it remains a vibrant living tradition and is seen as a meaning of enlightenment. (Sanjay Kanojia/Getty Images)

A palavra Yoga quer dizer união e está diretamente associada à concentração. Trata-se de uma prática milenar que teve início na Índia e está ligada aos ensinamentos hinduístas. A prática chegou ao Brasil em meados de 1936, através do francês Swami Asuri Kapila (1901 – 1955), que migrou para Porto Alegre. Em 1953, Kapila fundou a Associação Mística Ocidental (Amo-Pax), o primeiro centro de ensinos de Yoga, situado em Rezende/RJ. Desde então, a técnica tem se difundido pelo país, inclusive, nos grandes centros e metrópoles.

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.