24/02/2016

Unidades do Minha Casa Minha Vida de Artur Nogueira devem ser entregues em abril

Capato avalia como maior investimento já realizado pela União no município e não descarta presença da presidente Dilma na entrega das casas.

As 640 unidades do Minha Casa Minha Vida de Artur Nogueira devem ser entregues no dia 10 de abril, aniversário do município, aos contemplados pelo programa. Segundo o prefeito Celso Capato (PSD), a Caixa Econômica Federal avaliou os nomes dos sorteados no final do ano passado para conferir a documentação e até abril os contemplados serão avisados. O objetivo é que se respeite a Faixa 1, que inclui famílias com renda de até R$ 1,6 mil. O prefeito ainda cogita a vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) na inauguração.

O conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida foi construído em Artur Nogueira no bairro São João dos Pinheiros, estrada de continuação da Rua Antônio Sia, próximo ao Jardim Carolina, e conta com 640 casas, uma creche e uma escola, que juntas têm capacidade para 700 alunos, prontas. Neste momento o local passa apenas por arremates na estrutura de energia e água, e segundo Capato, deve ser entregue em abril. “É um projeto que ficará como modelo dos projetos habitacionais da região. Foi muito bem feito e em um lugar bastante aconchegante, com avenidas largas, todo arborizado. Acho que a cidade ganhou um bairro com qualidade e infraestrutura”, frisa o prefeito.


O sorteio dos pré-selecionados para o programa ocorreu em outubro do ano passado e classificou 1,4 mil pessoas. A lista dos nomes foi enviada para a Caixa Econômica Federal, que neste momento avalia os sorteados como: compatível, incompatível ou rejeitado. Sendo que compatível é quando o candidato está apto; incompatível quando tem conflito; e rejeitado quando fugiu dos critérios.

No entanto, nessa primeira fase apenas as primeiras 640 famílias classificadas devem passar por este crivo. Caso se abram novas vagas a partir desta análise, novos nomes devem ser estudados, respeitando a ordem do sorteio de outubro. “Se houve algum excluído é porque a pessoa não estava dentro dos critérios da Caixa. Pois é a Caixa que avalia a documentação e o enquadramento das pessoas. Então se foi excluída é porque ela não se encaixou no quadro de beneficiários”, justifica Capato sobre possíveis cortes nos sorteados.

IMG_3868

Este é o programa com mais recursos do governo federal que o município já recebeu e levou 16 meses para ser concluído. Cada casa tem 55,5 m² e, de acordo com a construtora Eco Vita, responsável pela execução da obra, elas são maiores que a média de casas construídas para programas habitacionais e ainda preveem a facilidade de ampliação do prédio.


Contemplados

O processo de seleção começou em agosto de 2013, quando a Prefeitura de Artur Nogueira realizou o cadastramento habitacional. Os requisitos eram a entrega da documentação pessoal e familiar, incluindo comprovação de renda e residência de no mínimo três anos válidos no período do agendamento. Mais de 3,5 pessoas participaram dessa etapa que passou por uma pré-avaliação.

O resultado dela foi divulgado em setembro do ano passado com uma lista de 1,4 mil pré-selecionados. Mas uma grupo pediu a revisão da lista, pois segundo eles não teria incluído pessoas dentro da Faixa 1 e outras categorias que têm garantia no programa.

Na época, a Prefeitura informou que diante da comprovação de erros seriam feitos reajustes e a inclusão de nomes que poderiam ter ficado de fora.

 Relembre:

Prefeitura informa que pode haver alterações em lista do Minha Casa Minha Vida em Artur Nogueira

Mais de 1,4 mil pessoas são classificadas em sorteio do Minha Casa Minha Vida em Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.