27/07/2014

Campanha ‘Um coração para Heloísa’ ganha grande repercussão

História da família nogueirense, que aguarda um transplante para o bebê de 2 meses, chega ao palco do Domingo Legal

Rafaela Martins

A campanha ‘Um coração para Heloísa’, criado por uma família nogueirense com o intuito de ajudar a filha de 2 meses, tem alcançado grandes proporções. Depois de entrar para a fila de doação de órgãos, a pequena Heloísa tem conquistado pessoas em todo o Brasil. Criada no final de junho desse ano, a campanha já acumulou mais de 20 mil seguidores no Facebook e conquistou diversas personalidades no Twitter. Além disso, a causa alcançou emissoras renomados e grandes jornais.

Heloísa foi diagnosticada com miocardiopatia hipertrófica ainda quando estava dentro da barriga de sua mãe. Ao nascer, a doença parecia estável fazendo com que mãe e filha retornassem para a casa. Depois de 35 dias, Heloísa passou a preocupar os familiares e foi encaminhada para o Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo. Depois de constatado uma piora no coração da criança a única solução apresentada pelos médicos foi um transplante. A partir de então a jornada da pequena guerreira começou a trilhar caminhos de grande luta.

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Foi em um momento de desespero e falta de esperança que Lidiane recebeu um conselho de um amigo e decidiu usar as redes sociais como forma de conscientização da doação de órgão. Lidiane passou a compartilhar o drama de Heloísa através da página, ‘Um coração para Heloísa’. Hoje, milhares de pessoas tem participado do projeto, através das redes sociais, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de doar órgãos.

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A campanha está sendo divulgada por diversas pessoas. Além de amigos e familiares, a própria população tem se compadecido e participado dessa luta. Uma prova de que o caso da Heloísa tem alcançado grandes proporções é o fato do cantor sertanejo Marcos, da dupla Marcos & Belutti, estar divulgando e apoiando a causa. Outa celebridade que tem participado é a atriz global, Isis Valverde, que em seu Twitter dispara comentários de carinho e afeto.

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Segundo Lidiane Aleixo, mãe de Heloísa, saber que muitos estão compartilhando essa luta é gratificante. “ Desde que eu me meu marido começamos a luta contra o relógio para salvar a vida de nossa filha, muitas coisas aconteceram. Pudemos conhecer pessoas, famílias que possuem luta semelhante a minha, a mídia se atentou ao caso, entre outras ações. De coração, fico feliz e agradecida por tamanha corrente que se formou em torno de minha Heloísa’, agradece Lidiane.

Cadastrada na lista de transplante desde o dia 7 de julho, a pequena Heloísa tem recebido o apoio de muitas pessoas. A nova ação dos amigos e familiares consiste em compartilhar uma foto própria com a mensagem: Juntos pela Heloísa. Desde a publicação do caso, já foram enviadas mais de 1000 fotos, onde crianças, adultos e idosos torcem pela causa.

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Depois de ter a história divulgada pelo Portal Nogueirense, diversos meios de comunicação tomaram nota do caso. Foi então que o G1, R7, Yahoo, Diário de Pernambuco, Estadão, MSN, entre outras mídias, contaram a história da Heloísa. Tal repercussão alcançou não apenas o estado de São Paulo, mas todo o Brasil. A história da Helô também chegou ao palco do programa Domingo Legal, transmitido pelo SBT, no dia 13 de Julho.

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Mas a luta ainda continua. A mãe da pequena Heloísa pede para que além visualizar a campanha, a população possa se conscientizar e passar adiante a importância da doação de órgãos. “Durante alguns minutos, me coloquei a pensar: será que cada pessoa que visualizou as reportagens, realmente compartilhou a campanha? E aquelas que viram os panfletos multiplicaram a importância do transplante de órgãos? ou será que muitos apenas visualizaram e nada mais? Precisamos que todos multipliquem sobre essa importante ação: doar órgãos. Existem muitas “Heloísas” pelo Brasil esperando um olhar mais atento a essa necessidade”, finaliza Lidiane.


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