10/10/2014

Campanha Outubro Rosa coloca câncer de mama em debate

Com o objetivo de incentivar as mulheres brasileiras a detectar precocemente o câncer de mama, o Ministério da Saúde deu início à campanha Outubro Rosa. O projeto ganha destaque neste mês de outubro e pretende conscientizar as mulheres sobre o tema. O câncer de mama é um tipo de câncer que dá nas mamas das […]

Com o objetivo de incentivar as mulheres brasileiras a detectar precocemente o câncer de mama, o Ministério da Saúde deu início à campanha Outubro Rosa. O projeto ganha destaque neste mês de outubro e pretende conscientizar as mulheres sobre o tema.

O câncer de mama é um tipo de câncer que dá nas mamas das mulheres, sendo possível afetar, também, homens. O câncer pode atingir mulheres de qualquer idade. De acordo com os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo responsável por aproximadamente 25% dos diagnósticos de câncer a cada ano. Para o Brasil, em 2014, são esperados cerca de 57 mil casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Movimento Rosa

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. A ação se espalhou por vários estados onde era realizado ações isoladas referente ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro.  Com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o período nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A partir de então o Brasil se uniu na conscientização e prevenção desta doença.

O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.