10/10/2013

Campanha Outubro Rosa coloca câncer de mama em debate

Doença é a segunda que mais mata mulheres no mundo. Saiba o que a saúde pública de Artur Nogueira oferece para as nogueirenses prevenirem

Rafaela Martins

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde deu início à campanha Outubro Rosa. O projeto que ganha destaque neste mês de outubro tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o tema.

O movimento ficou conhecido pela iluminação rosa realizada para demonstrar a união dos povos pela saúde feminina. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O projeto tende a estimular a participação da população, empresas e entidades.

O câncer de mama é um tipo de câncer que dá nas mamas das mulheres, sendo possível afetar, também, homens. O câncer pode atingir mulheres de qualquer idade. De acordo com os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo responsável por 22% dos diagnósticos de câncer a cada ano.

Em Artur Nogueira não é diferente. A campanha Outubro Rosa tem ganhado vida através de projetos que vem ajudando as nogueirenses na prevenção do câncer de mama. Além de palestras e eventos de conscientização realizados nas Unidades de Saúde da Família, a cidade tem disponibilizado vários recursos para evitar e tratar a doença que aflige e coloca em alerta a população feminina.

>> Prevenção

A Secretaria de Saúde do município tem oferecido para as mulheres a prevenção do câncer de mama. A pessoa que deseja fazer os exames pode encontrar essa ajuda através das 11 Unidades de Saúde da Família espalhadas por toda a cidade. Através da consulta com profissionais, a mulher é encaminhada para especialistas que deverão realizar os exames de prevenção do câncer de mama.

Para as mulheres acima dos 40 anos o exame recomendado é a mamografia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, esse é o exame mais preciso para a prevenção do câncer de mama. Já abaixo dos 40 anos podem realizar a ultrassonografia como principal exame de prevenção, já que a mama é mais jovem, por isso se torna mais difícil para a radiografia, ondas de raio x utilizadas pela mamografia, de identificar alguma lesão.

http://s3.amazonaws.com/images2.nogueirense.com.br/wp-content/uploads/2012/01/GEDC1057.jpgMamógrafo do Centro de Especialidades de Artur Nogueira

Os exames rotineiros que contribuem na saúde da mulher devem ser feitos anualmente. Além da mamografia, o autoexame ainda é recomendado por médicos como método de diagnóstico. É nesse exame que a própria mulher faz, em frente a um espelho, um exame visual de suas mamas e em seguida faz a palpação de ambos os seios. Fazendo-o regularmente, a mulher conhece melhor seu corpo, sendo possível perceber qualquer alteração.

Segundo a médica Kátia Brahim Bussamara, especialista em Ginecologia Obstetra e que atua na saúde pública de Artur Nogueira, os exames devem ser feitos sem medo ou vergonha. “A prevenção é fundamental porque hoje em dia quase tudo tem cura. O câncer de mama tem cura, as chances de cura aumentam ainda mais se for encontrado no início. Por isso a prevenção deve ser feita. Não é preciso ter medo, receio, pois se achar o câncer no início é tranquilo. Se o câncer demorar para ser achado pode ser devastador e doloroso”, explica a Dr. Kátia.

>> Movimento Rosa

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A partir de então o Brasil se uniu na conscientização e prevenção desta doença.

O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.

outubro-rosa


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.