06/10/2016

Campanha arrecada quase 60 bolsas de sangue em Artur Nogueira

Setenta pessoas passaram pela Comunidade São Benedito.

Da Redação

A campanha de doação de sangue promovida pelo Hemocentro da Unicamp, junto à Secretaria de Saúde do município, aconteceu nesta quinta-feira (06). A doação aconteceu na Comunidade São Benedito, no bairro Nosso Chão. Setenta pessoas passaram pelo local.

O número máximo de doadores garantiu o sucesso de mais uma edição da campanha no município, que ocorre há 20 anos. Ao todo foram arrecadadas 59 bolsas de sangue que serão destinadas ao Hemocentro da Unicamp, onde passará por uma triagem.

img_2406-1475781583

Com início às 9 horas, a coleta de sangue se estendeu até o meio dia. Aproximadamente 70 pessoas estiveram presentes na Comunidade São Benedito, a fim de participarem da campanha. A ação se repete a cada dois meses. Segundo o técnico administrativo do Hemocentro da Unicamp, Romano Gonçalves dos Santos, o número máximo de doadores chega a 100 pessoas por edição. Ao exceder a quantidade de candidatos para a coleta, os inscritos são dispensados e orientados a retornar na próxima oportunidade de doação. “Temos uma programação bimestral com a campanha e, como hoje tivemos uma demanda maior, limitamos a entrega das senhas conforme a nossa previsão de atendimento”, relata.

A professora Renata Sacchi Stein, professora, é uma doadora frequente e afirma que contribuir com a doação é algo prazeroso. “Eu acho importante sempre estar ajudando quem precisa, principalmente agora no final do ano, em que as doações são menores. É muito importante contribuir”, afirma.

A próxima doação irá acontecer no mesmo local, no dia primeiro de dezembro de 2016.

Como ser um doador?

Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 18 a 69 anos, estar bem alimentado, descansado, pesar ao menos 50 kg e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes de doar. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, precisam estar na companhia dos pais ou responsável para realizar a doação. O processo de cadastro, triagem e coleta de sangue dos doadores dura aproximadamente uma hora e vinte minutos.

O preenchimento do formulário de doador, exames de pressão, temperatura e anemia são realizados anteriormente a coleta, com possibilidade de reprovação em casos de inaptidão para a doação. Candidatos que forem diagnosticados com hepatite após os 11 anos de idade, gestantes ou mulheres em período de amamentação, usuários de drogas e pessoas que tenham doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, Doença de Chagas, Sífilis ou que tenham relações sexuais com parceiros eventuais e desconhecidos sem o uso de preservativo, não poderão efetuar a doação.

img_2404-1475781577 img_2408-1475781586 img_2405-1475781580

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.