08/05/2014

Câmeras de monitoramento são instaladas em Artur Nogueira

Os equipamentos devem auxiliar a Guarda Municipal na repressão à criminalidade

Norton Rocha

Começou esta semana a implantação de nove câmeras de monitoramento que devem reforçar a segurança em Artur Nogueira. O investimento de aproximadamente RS 600 mil reais, aprovado pela Agência da Região Metropolitana de Campinas (Agemcamp) em 2011, faz parte de um projeto que engloba todas as 20 cidades da região. Há 15 dias foi instalada, na sede da Guarda Municipal, a antena que deverá captar as imagens das câmeras distribuídas nos principais acessos da cidade.

A empresa Inter Telecom, de São Caetano do Sul/SP, vencedora da licitação dos equipamentos, se comprometeu, conforme o Secretário de Segurança de Artur Nogueira, Alcir Caetano, de em um mês instalar toda a estrutura. “Conversei com o responsável pela execução do projeto e ele me confirmou o prazo de 30 dias”, afirma Caetano. Empolgado com a chegada do novo aparato, o secretário garante que a iniciativa mudará os índices de criminalidade da região.

Em Hortolândia, a Guarda Municipal apreendeu, na última sexta-feira (02), o primeiro veículo irregular com o auxílio das câmeras inteligentes. O veículo, produto de roubo, foi detectado quando passava nas proximidades de um dos equipamentos de vigilância. Após o acionamento do alarme na Central de Monitoramento instalada na sede da GM da cidade, nos mesmos moldes de Artur Nogueira, os guardas localizaram o veículo roubado.

Tecnologia de ponta

Distribuídas em pontos estratégicos da cidade, as câmeras de monitoramento contam com tecnologia de ponta. Um dispositivo chamado OCR (sigla em português – Reconhecimento Óptico de Caracteres), presente em quatro das nove câmeras, detecta a placa dos veículos que circulam próximo ao equipamento. Este recurso possibilita identificar facilmente a procedência e as condições atuais do veículo. Para o Secretário de Segurança, Alcir Caetano “o equipamento será um aliado importante no combate à criminalidade”.

Além das câmeras OCR, o município recebe também cinco câmeras Speed Dome, de captação em HD de alta definição e capacidade de nitidez de até 500 metros de distância. Com um sistema de comunicação via rádio, o circuito terá disponibilidade para receber novas câmeras. O secretário acredita que, após a instalação e os ajustes completos destas câmeras, outras serão adquiridas, fechando assim o cerco a outros crimes. “Sabemos que estes equipamentos podem coibir uma série de outros crimes que ocorrem nos mais diversos pontos da cidade. Com este auxílio, poderemos trabalhar em pontos mais perigosos”, garante o secretário.

Pontos vigiados

Os locais contemplados com a instalação das câmeras Speed Dome: Avenida Fernando Arens com a Rua Floriano Peixoto; Fernando Arens com a Rua 7 de Setembro, Adhemar de Barros na entrada da cidade; na rotatória da Avenida 15 de Novembro com a Avenida da Saudade e ainda a rotatória da Avenida 15 de Novembro com a Rua Ricardo Tagliari. Já as câmeras com reconhecimento de placa veicular – OCR, ficarão localizadas nos seguintes pontos: Trevo de acesso ao Itamaraty pela Avenida Fernando Arens; Rua Duque de Caxias no acesso de entrada da cidade, Rua Rui Barbosa – outro acesso, e ainda a Rodovia dos Agricultores, entrada via Mogi Mirim.

cameras cameras


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.