02/05/2017

Câmara aprova ensino de Lei Maria da Penha nas escolas de Artur Nogueira

Lei foi criada pelo vereador Professor Adalberto (PSDB) e aprovada nesta terça-feira

Da redação

A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (2) a inclusão do ensino da Lei Maria da Penha no Ensino Fundamental das escolas municipais de Artur Nogueira. A nova lei aguarda apenas sanção do prefeito para entrar em vigor. Ela foi criada pelo parlamentar Professor Adalberto (PSDB) e aprovada por unanimidade no plenário.

O vereador tucano comemorou a aprovação. “Fiquei muito feliz que todos os meus pares abraçaram essa causa e espero que o Executivo sancione a lei o mais rápido possível”, afirma Adalberto (PSDB).

professoradalbertovereador (1)-1493771891

Segundo ele, além de ensinar sobre, a nova lei poderá facilitar a denúncia. “Eu penso que, durante o desenvolvimento desse trabalho nas escolas, crianças e adolescentes que convivem com esse problema dentro de casa vão denunciar os casos, e as unidades de ensino terão condições de tomar providências para resolver a questão”, comenta.

De acordo com o autor, a nova lei também servirá como instrumento de prevenção à violência contra a mulher. A legislação deve possibilitar “às crianças, adolescentes e jovens, a reflexão sobre o respeito às mulheres, sobre a cultura da paz, do entendimento e da não violência, sobre os direitos de cada um e as formas de sanção a quem pratica violência contra a mulher, a fim de buscar a plena cidadania”.

Casos em Artur Nogueira

A aprovação da lei ocorre logo após um fim de semana em que quatro mulheres registraram terem sofrido violência doméstica em Artur Nogueira. Uma delas chegou a ser esfaqueada na cabeça pelo próprio marido. As outras três relataram ter sofrido socos, chutes e tapas. Apesar de não terem sido agredidas com armas, precisaram de atendimento médico no Hospital Bom Samaritano.

gm-1493642572-768x512-1493772080

Na sessão em que apresentou o Projeto de Lei (PL), Adalberto (PSDB) usou estatísticas apresentadas em duas matérias veiculadas pelo Portal Nogueirense para justificar a importância do PL: uma de 2014, na qual foi informado que 278 casos de violência contra a mulher foram registrados em Artur Nogueira em 11 meses; e, a outra, de 2016, que revelou terem sido registrados 159 casos em nove meses. “Se esse montante de casos foi registrado, imaginem quantas mulheres que não fizeram a denúncia”, comentou na época.

Lei Maria da Penha

Aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional, a lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tornou-se o principal instrumento legal para coibir e punir a violência doméstica contra as mulheres. A lei cria mecanismos nos termos do parágrafo 8° do artigo 226 da Constituição Federal e dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, alterando o Código Penal e Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal; ela também estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica.

Leia mais:

Mulher leva facada do próprio marido em Artur Nogueira

Violência doméstica faz mais vítimas em Artur Nogueira

Câmara de Artur Nogueira aprova lei que beneficia filhos de mulheres violentadas

 ……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.