19/03/2018

Cai satisfação de moradores com coleta de lixo em Artur Nogueira

De acordo com Indsat, serviço caiu cinco posições no ranking regional

Da redação

A satisfação dos moradores de Artur Nogueira com relação a coleta de lixo caiu, segundo a Indsat. Em pesquisa realizada no quarto trimestre de 2017, o indicador apontou queda de cinco posições no ranking regional de avaliação com o serviço. O levantamento ouviu 400 pessoas da cidade e mostra que o serviço nogueirense ocupa da 10ª colocação entre as 15 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O ranking da Indsat destaca que a coleta de lixo em Artur Nogueira ocupava a sétima posição no primeiro trimestre de 2017. Nos três meses seguintes, a avaliação revelou uma queda de satisfação, que deixou o serviço em oitavo lugar na lista. O no terceiro trimestre, porém, a coleta alcançou a quinta colocação – a melhor do ano passado.

Nos últimos meses, no entanto, a avaliação do serviço caiu cinco posições, alcançando 769 pontos no índice e a décima colocação – a pior do ano inteiro. Apesar disso, de acordo com a Indsat, a satisfação dos nogueirenses com a coleta de lixo no município é considerada alta. Santa Bárbara D’Oeste, Jaguariúna e Indaiatuba possuem a melhor avaliação do ranking.

Coleta

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Artur Nogueira produz 37 toneladas de lixo a cada 24 horas. Dessa forma, se toda a sujeira produzida for dividida pelo número de habitantes do município (50 mil, aproximadamente), conclui-se que cada nogueirense gera em média 0,74 kg por dia.

Só de janeiro a julho de 2017, mais de 6,8 mil toneladas de lixo domiciliar foram recolhidas pela empresa que atende ao Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental (Consab), em Artur Nogueira. A cidade é a terceira maior geradora de resíduos sólidos entre as sete assistidas pelo consórcio com serviços de coleta.

img_9615-1478538422

O lixo domiciliar, segundo o Consab, é aquele produzido a partir de atividades domésticas e comerciais, compostos principalmente por embalagens, plásticos, vidro e material orgânico (restos de alimentos).

De lixo hospitalar, o consórcio recolheu mais de 14 toneladas em Artur Nogueira no mesmo período. Os resíduos de serviços de saúde, de acordo com o consórcio, são classificados em grupos – cada um deles com uma destinação diferente.

Materiais como algodão, gaze e outras bandagens, além de objetos cortantes como seringas e agulhas, são encaminhados a usinas de tratamento, onde passam por um processo de descontaminação antes de serem enviados para aterros. Medicamentos vencidos e produtos químicos, por outro lado, são incinerados em usinas certificadas de acordo com as normas ambientais.

Leia mais

Artur Nogueira cai 18 posições no Ranking Ambiental Paulista

Câmara de Artur Nogueira autoriza utilização da Escola da Ponte de Tábua pelo Consab

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.