02/08/2017

Biblioteca Municipal de Artur Nogueira será restaurada

Processo teve início com mutirão de limpeza nesta quarta-feira (2)

Da redação

A Secretaria de Cultura realizou um mutirão nesta quarta-feira (2) para retirar lixo e entulho da Biblioteca Municipal de Artur Nogueira. Segundo Edésio Lopes, chefe da pasta, a ação visa preparar prédio para passar por um processo de restauração, que deve ocorrer concomitantemente à reforma do Teatro Municipal Renê Marcos Posi.

bibliotecamutirao (3)-1501702914

Lopes relembra que o prédio está fechado há mais de oito anos. “A porta da frente ficava aberta, e moradores de rua dormiam aqui. Então hoje nós estamos fazendo um mutirão, com a equipe de limpeza urbana e minha equipe da Cultura”, explica o secretário.

Segundo eles, alguns itens de valor histórico para o município foram encontrados durante a limpeza. Entre eles, uma mesa que foi o segundo móvel registrado pela Prefeitura de Artur Nogueira. “Está identificado como patrimônio 0002 e fará parte do nosso acervo cultural”, destaca. O primeiro medidor de altura do Pronto-Socorro Municipal, de madeira, também foi encontrado e será guardado.

bibliotecamutirao (8)-1501702926

Lopes menciona ainda que uma das salas da biblioteca será usada para sediar a Casa da Memória da cidade. “Ela guardará todas as peças do acervo e mais algumas que as famílias do município querem doar, mas que não aceitamos porque não temos espaço”, afirma. O uso das outras salas ainda está em estudo, entretanto, segundo o secretário, devem servir para oficinas culturais.

Após a limpeza, que teve início nesta quarta (2), o prédio deverá ser restaurado. “Virá um restaurador para fazer o estudo do prédio, que ainda não é tombado, mas temos a intenção de fazer isso”, adianta Lopes. Por isso, segundo ele, a biblioteca deverá permanecer o mais original possível. “Não será uma reforma, mas uma restauração. Jamais vamos tocar no coração disso aqui, que é a mãe do patrimônio histórico de Artur Nogueira”, acrescenta.

bibliotecamutirao (9)-1501702928

De acordo com o secretário, uma subsede da Secretaria de Cultura poderá ser montada no local após a restauração. Ela terá um funcionário sempre disponível para atender as famílias da cidade em assuntos que concernem à pasta.

bibliotecamutirao (7)-1501702923 bibliotecamutirao (6)-1501702921 bibliotecamutirao (5)-1501702918 bibliotecamutirao (4)-1501702916 bibliotecamutirao (1)-1501702908

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.