09/04/2018

Biblioteca de Artur Nogueira completa 7 anos em prédio provisório

DIA NACIONAL DA BIBLIOTECA: Espaço atual já ficou pequeno para acervo de 26 mil obras

Da redação

Em janeiro de 2011, a Prefeitura de Artur Nogueira transferiu a Biblioteca Municipal, então localizada no Centro da cidade, para um prédio provisório na Rua Adhemar de Barros. A promessa à época era de que o imóvel, onde originalmente funcionou o Grupo Escolar Francisco Cardona, seria restaurado para novamente receber o acervo de livros. Contudo, sete anos depois, a biblioteca continua no espaço que seria apenas temporário.

IMG_8680

Goteiras, forro apodrecido, assoalho quebrado, rachaduras nas paredes e infestação de cupins. Esses foram alguns dos problemas que levaram ao fechamento do prédio histórico há sete anos. O imóvel, construído em 1920 e tombado como patrimônio histórico do município em 1990, se tornou sede da biblioteca em 1985 e não passou por nenhuma reforma desde então.

A solução do governo municipal em 2011 foi transferir o acervo de livros para outro local, no Jardim Wada, de maneira provisória. No entanto, os anos passaram, e o prédio histórico não foi restaurado para novamente sediar a biblioteca. E mais, o espaço atual, do jeito que está, já ficou pequeno para conter os 26 mil títulos do catálogo.

Quando ocorreu a mudança para a sede provisória, a biblioteca possuía um acervo com cerca de 17 mil obras. Hoje são 26 mil, segundo a bibliotecária nogueirense Suely Guidotti, que atua há cerca de 30 anos na função. “O espaço precisa ser ampliado, pois a biblioteca é um organismo em crescimento constante. Toda semana recebemos doações, e os livros são selecionados. E vai crescendo, a gente vai ficando sem espaço”, explica.

Os gêneros literários são variados, indo dos livros de literatura brasileira e estrangeira às obras mais técnicas e de pesquisa. “A gente só não pega livro didático”, afirma Suely. Segundo a bibliotecária, o local recebe doações de munícipes quase todas as semanas – motivo que levou à ampliação em cerca de nove mil títulos nos últimos sete anos.

Com o crescimento do acervo, as novas aquisições ficaram sem lugar para serem devidamente guardadas. As prateleiras estão todas cheias de livros, e algumas das obras acabam sendo armazenadas em caixas de papelão ou amontoadas nos cantos do prédio. Suely acrescenta que apenas duas funcionárias trabalham no espaço, que funciona oito horas por dia e faz 300 empréstimos mensais.

De acordo com ela, o local também possui um laboratório de informática, mas que não é mais usado. “Ali funcionava o acessa São Paulo, que foi desativado”, conta.  A biblioteca também conta com um mostruário de rochas, doado pelo Governo Estadual, e um de moedas e cédulas, doadas por moradores da cidade.

Restauração

Em agosto de 2017, a Secretaria Municipal de Cultura realizou uma limpeza no prédio histórico do Centro, onde a biblioteca funcionava até 2011. À época, o secretário de Cultura Edésio Lopes afirmou que o mutirão visava preparar o local para passar por um processo de restauração, e algumas das salas seriam usadas para sediar a Casa da Memória e oficinas culturais.

bibliotecamutirao (1)-1501702908

A Biblioteca Municipal de Artur Nogueira está localizada na rua Adhemar de Barros, 1897, Jd. Wada. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.