30/10/2015

Autoridades se reúnem para evitar fechamento do Pronto-socorro de Cosmópolis

Comunicado divulgado nas redes sociais dizia que Pronto-socorro do hospital seria fechado a partir de 2 de novembro. Presidente da Câmara dos vereadores disse que comunicado era real, mas que problema já foi resolvido.

O Pronto-socorro do Hospital Beneficente Santa Gertrudes, de Cosmópolis, não será fechado. Um comunicado divulgado nas redes sociais causou a especulação ao apontar um protocolo da direção do hospital à Câmara de Vereadores que dizia que a ala seria fechada a partir de 2 de novembro devido a problemas financeiros. O presidente da Câmara de Cosmópolis, Aristides Lange Filho (PPS), disse que o documento é real mas o problema foi sanado.

O documento foi entregue no dia 29 de outubro e dizia:

É com grande pesar que após muitos anos servindo a população de Cosmópolis e também pessoas não residentes em Cosmópolis, somos obrigados a interromper temporariamente nossas atividades do Pronto Socorro.

A exemplo de entidades similares a nossa não dispomos mais de recursos para o atendimento mínimo satisfatório.

Estaremos funcionando até dia 2 de Novembro de 2015 às 7 horas da manhã.

Informamos ainda que pretendemos reabrir o Pronto Socorro assim que conseguirmos recursos financeiros para tanto.

12195804_764817923647969_4914371988022342286_n

Segundo Filho, assim que recebeu o comunicado convocou uma reunião extraordinária com todos os vereadores para sanar o problema, uma vez que se tratava do corte de verbas do governo do estado ao hospital. “A prefeitura vai arcar com os gastos que estão lá”, revela. “Pois o governo do estado cortou o auxílio de R$ 230 mil por mês, então a situação ficou muito difícil. Mas com a reunião conseguimos resolver o problema. Vamos agora fazer um projeto emergencial para ajudar o hospital e ele não será fechado.”

O projeto deve ser apresentado nas próximas semanas à Casa e Filho garantiu que tudo o que for necessário fazer para manter o Hospital em funcionamento será feito.

De acordo com a administradora do Hospital, Maura Cristina Stahl, o repasse do governo do estado cortado representava 40% de todos os gastos da entidade. O anuncio teria vindo de surpresa o que pegou o hospital desprevenido. “Nós decidimos que iríamos fechar o Pronto-socorro, não todo o Hospital”, esclarece. “Não houve aviso prévio. Então decidimos fechar a partir de segunda-feira. Mas junto com os vereadores conseguimos sanar o problema. O Pronto-socorro vai continuar funcionando normalmente.”

Artur Nogueira

O Hospital Beneficente Santa Gertrudes, de Cosmópolis, já atendeu diversos pacientes de Artur Nogueira e por muitos anos serviu como maternidade do município. Apesar da cidade já estar com seu hospital, o fechamento do Beneficente Santa Gertrudes poderia trazer impactos indiretos para Artur Nogueira.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.