11/05/2015

Autoescolas de Artur Nogueira se unem e reivindicam iluminação em circuito de aulas

Cinco autoescolas do município protocolaram pedido à prefeitura e aguardam resposta

Desde a mudança feita em dezembro do ano passado, referente ao percurso onde as autoescolas de Artur Nogueira realizam as aulas e provas, é aguardado pelos proprietários, instrutores e alunos uma melhoria na infraestrutura do local. A falta de iluminação é o principal fator que causa insegurança e insatisfação. As cinco autoescolas presentes no município se reuniram e assinaram um requerimento para a Prefeitura solicitando iluminação no local.

O documento, protocolado e entregue à Prefeitura, solicita a instalação de iluminação pública na Avenida Marginal, situada em frente ao Hospital Bom Samaritano, no outro lado da rodovia. De acordo com o requerimento, os instrutores e alunos estão expostos a riscos de assalto, além da dificuldade no aprendizado, devido à falta de luz.

IMG_6728 - Copia

De acordo com Davi Ferreira de Carvalho, instrutor e proprietário da Autoescola Habilita Center, o pedido protocolado foi feito de maneira unânime pelas unidades. “Eu protocolei na Prefeitura uma solicitação feita com todas as autoescolas solicitando a iluminação pública devido ao pessoal ficar por lá até as 10 horas da noite. A falta de iluminação dificulta o trabalho e os alunos são prejudicados, além da questão da falta de segurança, pois o local é escuro e fica às margens da rodovia, o que facilita o acesso em caso de assaltos.”

Carvalho ressalta que a mudança do local do percurso foi positiva, devido ao novo local ter um asfalto melhor, mas, segundo ele é preciso uma adaptação. “Sentimos falta de uma infraestrutura com banheiro e bebedouro também. Onde estávamos com o percurso anterior tinha bastante sombra, já ali nós não temos, inclusive, o pessoal das autoescolas fizeram o plantio de árvores, mas isso levará um determinado tempo. Apesar disso, a instalação de iluminação, como foi feito em bairros como o Itamaraty, já amenizaria o problema,” declara.

IMG_6556 - Copia

Somente na Autoescola Habilita Center são efetuadas em média 25 aulas de moto por dia, com aproximadamente 17 alunos. Já de carro, são realizadas aproximadamente 30 aulas diariamente, com cerca de 20 alunos. É de obrigatoriedade a realização de quatro aulas noturnas por aluno, “eles tem reclamado devido à dificuldade de visualização que depende apenas do farol da moto. Estamos efetuando esse pedido em nome da população, ela é a maior prejudicada,” afirma Carvalho.

Junior Pinto, proprietário da Autoescola Amanda, diz que os alunos, da mesma forma, tem reclamado da falta de iluminação no percurso das aulas, pois “vinte por cento das aulas são dadas a noite. Estamos entrando no inverno, período que escurece mais cedo, instrutores e alunos permanecem num local escuro. Temos a preocupação também com a violência, estamos próximos à pista e, se fossemos assaltados, ficaria fácil para a pessoa fugir. O que falta também são sanitários,” afirma.

O instrutor Anderson de Lima Oliveira, que trabalha no local, diz que o fato de não ter luz “cria uma dificuldade para os alunos, mas mesmo assim, não podemos deixar de dar aula. O aluno não tem tanta confiança, corre o risco deles caírem ou, irem em outra direção, pelo fato do trajeto estar escuro,” declara.

IMG_7008 - Copia

Driele Souza, instrutora de autoescola, afirma que além da falta de iluminação, existe a falta de policiamento no local, o que aumenta o risco de assaltos. “Aqui não aparece nenhuma viatura durante a semana ou durante as aulas. Tem autoescola que trabalha até depois das dez horas da noite, fica somente um instrutor com o aluno aqui, não tem nenhuma segurança,” declara.

A aluna Suelen Milares, de 31 anos, frequenta as aulas no percurso e afirma que com a falta de iluminação no local a situação “fica difícil, se tivesse iluminação ficaria bem melhor. Fica difícil enxergar o percurso, além disso, se colocassem iluminação teria bem mais segurança,” declara.

IMG_7004

A equipe do Portal Nogueirense entrou em contato com a Prefeitura e aguarda resposta.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.