11/02/2017

Aumento em contas de água gera reclamações em Artur Nogueira

Prefeitura explica que troca de hidrômetros causou atualização nas cobranças

Alysson Huf

Cibele Machado levou um susto ao abrir a conta de água de sua empresa em fevereiro. Nos oito meses anteriores, o valor mais alto que havia pago era de R$ 46,07. Dessa vez, só podia ser erro de digitação: R$ 481,06. Mas não era. As contas de casa também subiram, chegando a R$ 234. Para ela, o aumento súbito tem um culpado. “Isso só aconteceu depois da troca do hidrômetro”, relata a empresária.

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Cibele não é a única que percebeu a diferença na cobrança. Outros moradores de Artur Nogueira também reclamam do aumento súbito e exagerado em contas de água, sobretudo após a troca do hidrômetro. Depois de publicar em rede social uma foto que exibia a discrepância de valores em suas contas, a empresária recebeu dezenas de mensagens de pessoas que passavam pelo mesmo problema.

Há relatos de contas que subiram de R$ 70 para R$ 135 e de R$ 40 para R$ 120, entre outros casos.

O vereador Davi da Rádio (DEM) comentou a publicação de Cibele. Ele afirmou que, juntamente com o vereador Lucas Sia (PSD), protocolou um requerimento solicitando ao setor responsável que explique os motivos das altas nas contas. Legalmente, porém, a resposta pode demorar até 30 dias para chegar. “Estamos tomando as medidas cabíveis que competem ao Legislativo, vamos aguardar agora um posicionamento do Poder Executivo”, escreveu.

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Davi e Lucas reagem ao aumento

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Prefeitura

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou, por meio de nota, que a alta nas contas de alguns moradores se deve justamente à troca de hidrômetros. “É importante levar ao conhecimento que, a partir de setembro do ano passado, alguns hidrômetros começaram a ser substituídos, isso porque já havia passado do prazo de cinco anos de validade”, afirma a nota. “Ano passado, mais de 4.800 hidrômetros foram substituídos, num total de 5.800 previstos.”

Segundo o órgão, a troca permite a leitura correta do consumo e a atualização do valor cobrado. “A pessoa está pagando, agora, o que de fato consome. É importante frisar que os medidores são aferidos pelo Inmetro e Sanasa, o que garante a cobrança fiel ao consumo”, destaca. Ou seja, os altos valores seriam os preços corretos do consumo, que não eram cobrados anteriormente porque os hidrômetros estariam defasados.

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A nota ainda ressalta que se o consumidor notar aumento na conta de água pode realizar alguns procedimentos simples:

“Quando todos forem dormir, feche todas as torneiras. Se o hidrômetro continuar girando, é porque tem algum vazamento interno. Neste caso, o morador deve acionar um especialista da sua confiança para encontrar e resolver o problema.

Caso o consumidor faça o teste e não perceba a rotação do medidor, deve entrar em contato com o Saean e solicitar uma visita técnica para averiguação. O telefone do órgão é (19) 3877-4088.”

A Assessoria não descarta a possibilidade de haver defeitos em alguns hidrômetros, o que pode gerar cobranças imprecisas. Se o cidadão achar que há erro no valor cobrado em sua conta, pode procurar o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) e solicitar alguma medida do órgão.

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