02/04/2018

Audiência revisita história da capela mais antiga de Artur Nogueira

Evento apresentará novidades sobre a edificação e resultado de pesquisa detalhada feita por especialistas do Unasp

Da redação

A capela de Santa Bárbara (ou de Santa Cruz), construída no Bairrinho e abandonada há décadas, será tema de uma audiência pública. O evento, marcado para as 19 horas de terça-feira (3), na Câmara Municipal, promete revisitar a história da edificação e apresentar algumas novidades a respeito deste que é o prédio mais antigo de Artur Nogueira.

img_1477-1483728989

A programação é organizada pelas professoras Janaína Xavier e Bárbara Guazzelli, dos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. Elas lideraram uma detalhada pesquisa sobre a capela, que foi realizada juntamente com alguns alunos das duas graduações e que resultou num documento com 60 páginas e as plantas arquitetônicas da estrutura.

Por duas vezes, o Portal Nogueirense publicou reportagens sobre a capelinha e o lamentável estado de conservação da mesma. “A partir dessas duas matérias, nós nos interessamos pela edificação e orientamos uma pesquisa, a realização de um inventário feito por nossos alunos”, explica Janaína. A audiência servirá para levar ao público os resultados do estudo efetuado.

“Nossa investigação partiu das várias narrativas orais que havia na cidade a respeito da capelinha”, conta a professora. Algumas das questões abordadas na pesquisa são se, de fato, a antiga Estrada dos Goiases passava perto da capelinha e se o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire realmente teria pousado na imediações do local.

capela

“Nossa intenção foi verificar se todas essas narrativas procediam, se haveria documentos que comprovassem isso. E, com isso, agregar valor à edificação”, aponta a pesquisador. Ela acrescenta que grande parte das questões referentes à estrutura foram elucidadas e aprofundadas, por meio de entrevistas com a comunidade e pesquisas em Campinas (SP) e Mogi Mirim (SP).

Levantamentos técnicos sobre a própria edificação também foram realizados, analisando técnicas construtivas e materiais utilizados no prédio. “Nossa intenção é despertar a comunidade sobre a necessidade de uma ação imediata sobre a capelinha”, enfatiza Janaína.

Memória

João Santiago Martins, o Tataio, é o atual proprietário das terras onde a Capelinha foi construída e mora no local desde pequeno. No ano passado, o Portal Nogueirense conversou com o sitiante, que contou um pouco da história da estrutura. Relembre:

Serviço

Audiência Pública sobre Capela de Santa Bárbara

Data: terça-feira, 3 de abril,

Horário: 19 horas

Local: Câmara Municipal de Artur Nogueira

Entrada gratuita

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.