08/04/2016

Atleta Renata Borba visita sede do Projeto de Karatê de Artur Nogueira

Além de participar de treinamento com alunos do projeto, atleta falará sobre experiências de vida e títulos conquistados.

A sede do Projeto de Karatê de Artur Nogueira, localizada no Espaço Multi-uso, no Jardim Florindo Caetano, receberá a visita da renomada atleta Renata Borba na noite desta sexta-feira (08). A karateca participará de um treinamento com os alunos do projeto e falará sobre a trajetória de títulos e competições que participou. Ela é medalhista e ganhadora de diversos prêmios nacionais relacionados ao esporte.

Renata Borba Gonçalves tem 28 anos e natural de Conselheiro Lafaiete (MG). A paixão pelo karatê começou em abril de 2002, quando Renata encontrou um dogi (vestimenta de treinamento) e faixas antigas do irmão, falecido em 2007. Com o apoio da mãe, Renata começou a treinar o Karatê Kyokushin, que significa ‘aprofundar-se na verdade’. Renata se identificou com essa vertente por decorrência da filosofia ensinada, em ser rigorosa com sigo mesma, compreensiva com o semelhante, abster-se de violência e ser fiel à Pátria. Atualmente essa vertente do karatê é presente em mais de 100 países.

22 - Copia

A trajetória de competição de Renata começou em 2002. Antes de participar das competições, Renata Borba costumava assistir a filmes de artes marciais como maneira de inspiração e preparação. Parte dos treinamentos eram feitos dentro de casa, era a primeira a chegar e a última a sair do dojo (centro de treinamento). Um atleta que a inspira é Francisco Filho, campeão mundial de Karatê Kiokushin. “Passei por grandes dificuldades até conseguir a tão sonhada faixa preta. Não me coloco em posição de vítima nesses problemas, pois acredito fielmente que foram eles que me motivaram a continuar e a alcançar este objetivo”, relata.

Com apoio do sansei Marilúcio, amigos de treino e familiares, Renata Borba alcançou a graduação de faixa preta em 2014, em Sorocaba (SP), com aprovação do presidente da Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karatê e Kickboxing, Shihan José Koei Nagata. “Sinto-me realizada, mas tenho consciência de que dessa faixa em diante é que se aprende o real sentido e filosofia do Karatê Kyokushin. É preciso humildade e sabedoria pra seguir esse caminho e, responsabilidade, para transmitir os conhecimentos adquiridos”, reflete.

Renata ficou afastada dos treinamentos e competições por aproximadamente um ano em decorrência de fatores pessoais e profissionais. Em 2009 participou do Campeonato Mineiro, competição realizada em Belo Horizonte, o que marcou a retomada da atleta ao esporte como campeã da competição. “Foi um retorno que considero emocionante, pois venci meus medos e com certeza rebati as críticas com meu trabalho”, declara.

Entre as graduações de Renata Borba estão a de faixa azul (2002), graduação de faixa laranja (2003), faixa amarela (2003), faixa verde e marrom (2004), certificação em curso de arbitragem de Karatê Kyokushinkaikan (2005) e faixa preta (2014).

Renata Borba também coleciona uma lista de títulos que a consagram como atleta, entre eles, campeã do 4º Brasileiro de Kakuto Karatê (2002), campeã do 5º Brasileiro de Kakuto Karatê (2003), campeã do 6º Brasileiro de Kakuto Karatê (2004), campeã do 1º Mineiro de Kyokushinkaikan Karatê (2005), campeã do 3º Mineiro de Kyokushinkaikan Karatê (2009), campeã do 7º Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê (2010), campeã do 8º Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê (2011), campeã do 6º Mineiro de Kyokushinkaikan Karatê (2012), campeã do 9º Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê (2012) e campeã do 7º Campeonato Mineiro de Kyokushinkaikan Karatê (2013).

Atualmente Renata Borba treina diariamente por aproximadamente três horas e se prepara para o Mundial de Kyokushin, que será realizado esse ano no Japão.

O Espaço Multi-uso, local a ser visitado pela atleta, fica no Jardim Florindo Caetano, ao lado do posto de atendimento do INSS. O local estará aberto ao público a partir das 19h15.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.