15/06/2016

Atleta de Artur Nogueira conquista medalha em mundial de jiu-jitsu

Mundial CBJJE ocorreu em São Paulo. Lutador se prepara para novo torneio que acontece em julho.

Da redação

IMG_6633 - Cópia_e78accdf9b41ff085f23183caeb892a70d95cc5c

O atleta nogueirense Joel Jorge da Costa conquistou a medalha de prata ao disputar o Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), ocorrido neste domingo (12), em São Paulo capital. Além de representar mais uma vitória na carreira de Joel, o lutador levou o nome de Artur Nogueira para mais um podium esportivo do país. Após a conquista, Joel se prepara para mais um mundial que ocorre no próximo mês.

Joel tem 27 anos e é natural de Monte Azul (MG), mas foi criado em Artur Nogueira. Ele reside no município desde os três meses de vida e iniciou a trajetória no esporte aos 18 anos, na modalidade do muay-thai. Depois de aproximadamente um ano incentivado pelo amigo Felipe de Freitas, o atleta decidiu seguir o caminho de outra modalidade esportiva, o jiu-jitsu. “Na época, ao lutar com ele, conheci o que era o jiu-jitsu, então me interessei pela modalidade”, explica.

IMG_6647 - Cópia_5ad00c962fecb822380f522d641ed87415e1dd67

Atualmente, Joel é faixa marrom e já participou de diversos torneios e campeonatos pelo país e, recentemente, trouxe a medalha de prata para Artur Nogueira, após conquistar o 2º lugar no Mundial CBJJE, na modalidade pesado. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, neste domingo. “É sempre um desafio, pois nunca conhecemos ao fundo a técnica do adversário, tudo acontece na hora. No tatame colocamos em prática o que aprendemos a cada dia”, relata.

Joel acredita que Artur Nogueira tem ganhado grande visibilidade no esporte, com o engajamento do projeto de judô, por exemplo. Medalhas e títulos têm feito o nome do município ser reconhecido na região e também no país. Da mesma forma, iniciativas como o Projeto Jiu-Jitsu Jovens na Visão (JNV), promovido através da Comunidade Vida no Altar, também tem contribuído para a divulgação do jiu-jitsu. “Sou um dos professores neste projeto de Jiu-Jitsu e tenho visto muitos atletas bons aqui na cidade. Ainda falta incentivo, recurso e infraestrutura, mas estamos trabalhando para fortalecer o esporte”, afirma.

O atleta, que trabalha paralelamente como fisioterapeuta e supervisor operacional, treina quatro dias por semana, além das aulas que ministra como professor no Projeto Jiu-Jitsu JNV. No Mundial que ele disputou domingo, estavam presentes mais de 400 atletas, divididos em aproximadamente 200 lutas. Na torcida, haviam alunos e companheiros de treino de Joel, todos impulsionando o atleta na competição. “Fico feliz de ter conquistado a prata, apesar de ter lutado pelo ouro. Mas no próximo mundial, quem sabe”, declara.

IMG_6639a - Copia_a242cf3b0e824c761e8d4e29ed4b0556376f9486

Joel se prepara para disputar o próximo Mundial CBJJE, que acontece em julho, também no Ginásio de Esportes do Ibirapuera. A competição promete ser mais acirrada e deve exigir muita garra do competidor. “Este próximo mundial será mais intenso e difícil, pois vamos lutar com quimono, o que oferece mais “pegada”. Diferente deste último, em que os lutadores usaram apenas a rash-guard [bermuda e camiseta]”, observa.

Cleber Crispin, de 43 anos, é 3º dan em faixa preta e mestre de Joel. Ele avalia que o atleta tem oferecido confiança e se empenhado com dedicação às competições. A expectativa é que o lutador continue a conquistar muitas medalhas. “O Joel é muito esforçado e disciplinado. Ele treina constantemente e enfrenta muitas barreiras para continuar no esporte. A expectativa em relação a ele é a melhor possível, por ele ser um guerreiro, que vai para cima. Estamos trabalhando com muita preparação física para conquistarmos mais títulos”.

8a7e2a20-1e7b-4dd3-b8c9-f1885dfa4884 - Copia_b205c24f4b4fe7eaaa096b7e49fde5f9fd8db958

O lutador, que demonstra orgulho em trazer mais uma medalha para o esporte de Artur Nogueira, não esquece daqueles que o apoiaram e faz questão de lembra-los. “Dedico o prêmio à minha esposa, que tanto me apoia, e ao mestre Cleber Crispin, por toda a força”, completa.

Os interessados em conhecer mais sobre o Jiu-Jitsu e o trabalho de Joel Jorge da Costa, podem visitar o espaço do Projeto Jiu-Jitsu JNV, onde o atleta realiza as aulas junto aos demais colaboradores. O local fica na Rua Santo de Fáveri, 218, Jardim Santa Rosa, em Artur Nogueira.

Leia também:

Iniciativa social oferece aulas de jiu-jitsu em Artur Nogueira

………………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.