09/08/2017

Atleta amputado de Artur Nogueira vence torneio estadual de crossfit

Rafael Souza conquistou medalha de ouro de sua categoria na etapa São Paulo do Shark Mode Series

Da redação

atleta Rafael Souza, de Artur Nogueira, conquistou a medalha de ouro no último final de semana na etapa São Paulo do Shark Mode Series. A competição de crossfit reuniu participantes de todo o estado e foi dividido em vários grupos. O representante nogueirense, que é amputado, competiu na categoria “adaptado em pé”.

rafaealsouza (2)-1502303823

Esta foi a primeira vez que Souza participou de uma competição de crossfit, e a ansiedade e inexperiência acabaram afetando seu rendimento na prova de abertura do torneio. Após começar bem a série, o nogueirense foi superado por seu rival e teve dificuldades para concluir os desafios do primeiro estágio do torneio.

Vendo que Souza estava com o psicológico abalado, o treinador do atleta, André Santos, o chamou para conversar e amenizou a ansiedade do nogueirense. Santos comentou como o adversário era superior em força, mas apontou os pontos fracos do rival, como a velocidade. “Então eu teria que competir com ele no condicionamento físico, e esperar ele cansar”, explica o atleta.

rafaealsouza (3)-1502303824

Com isso em mente, Souza voltou para a segunda série mais calmo, respeitando seu próprio tempo e condicionamento. Ele conquistou 60 pontos na segunda fase, contra 40 do adversário – o que é quase um empate. Na terceira série, Souza levou a melhor também. Assim, na quarta e última fase, era vencer ou vencer.

Apesar de ter ficado na frente em duas séries, a soma geral de pontos ainda era próxima, e quem vencesse a série final ficaria com o lugar mais alto do pódio. “Eu consegui ganhar. Passei ele em pontuação, e muito. Mas foi bem difícil”, conta aliviado o atleta nogueirense. Agora ele se prepara para a próxima etapa do torneio, a ser realizada em Sorocaba (SP).

rafaelsouzacrossfit (6)-1501635564

Outra competição

Além do Shark Mode Series, o atleta nogueirense participará em setembro de uma competição de crossfit com atletas sem amputações. “Eu serei o único com deficiência a participar”, destaca Souza. Segundo ele, a organização do evento vai adaptar o máximo de provas possível. Nas que não puderem ser adaptadas, ele competirá assim mesmo.

Recentemente, Souza participou ao vivo do programa Nogueirense Esportivo. Ele contou como superou a amputação de uma das pernas através da prática esportiva e disse que não há desculpa para não praticar um exercício físico.

Assista ao vídeo:

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.