02/08/2017

Atleta amputado de Artur Nogueira competirá em torneio estadual de crossfit

Campeonato Shark Mode Series acontece neste final de semana, em São Paulo (SP)

Alysson Huf

O atleta nogueirense Rafael Souza é conhecido na cidade como um modelo de superação. Amputado da perna direita, ele é praticante de crossfit, musculação e handebol sobre cadeira de rodas. Além disso, ele enfrentará um desafio novo neste final de semana: participar da terceira etapa do Campeonato Shark Mode Series.

Reunindo mais de dois mil atletas, o Shark Mode Series é uma competição de crossfit realizada, em 2017, com quatro etapas. Cada etapa acontece em uma cidade diferente do Estado de São Paulo. A competição possui uma categoria exclusivamente para adaptados, tanto para cadeirantes quanto para andantes.

rafaelsouzacrossfit (4)-1501635559

Esta será a primeira vez que Souza participa de um campeonato dessa modalidade. À princípio, o atleta ficou em dúvida se poderia ou não disputar as provas do torneio. “Entrei em contato com o pessoal da organização e percebi que dá para eu participar e tentar alguma colocação. Por isso, me inscrevi”, conta. Segundo ele, se conseguir bons resultados, poderá ir para a próxima etapa, que acontece em Sorocaba (SP), no mês de outubro.

Por ser sua primeira participação nesse tipo de campeonato, Souza reconhece estar um pouco ansioso. “Querendo ou não, é a primeira vez, e eu não sei quem vai estar competindo, se os competidores são muito mais fortes ou mais ágeis. Eu não sei como é”, afirma.

rafaelsouzacrossfit (1)-1501635551

No entanto, o treinador do atleta, André Santos, da academia SuperaFit, acredita que o esportista vai conseguir ótimos resultados. “Ele quer sempre o máximo, sempre buscando se aperfeiçoar. Todo o treino que ele vem aqui é impressionante”, comenta. “Ele está um pouco ansioso, mas isso é normal e ele vai se sair muito bem”, garante o preparador.

Se conquistar bons resultados nas etapas do Shark Mode Series, Souza se classifica para um torneio de nível nacional, o Monstar Series.

Treino

A preparação para o torneio tem sido intensa. O atleta fez musculação pela manhã e treinos de crossfit pela tarde durante várias semanas. “Com a proximidade do campeonato, eu cortei a musculação nos últimos 15 dias para não ficar sobrecarregado”, explica.

rafaelsouzacrossfit (6)-1501635564

O treinador deixa claro que a preparação do atleta precisa de algumas adaptações por causa da amputação, contudo a diferença não chega a ser muito grande. “O treino é bem parecido com o de todo mundo, só muda uma ou outra coisa por causa da prótese”, salienta.

Outras competições

Além das etapas do Shark Mode Series e do Monstar Series, o atleta nogueirense participará em setembro de uma competição de crossfit com atletas sem amputações. “Eu serei o único com deficiência a participar”, destaca Souza. Segundo ele, a organização do evento vai adaptar o máximo de provas possível. Nas que não puderem ser adaptadas, ele competirá assim mesmo.

rafaelsouzacrossfit (2)-1501635554

Recentemente, Souza participou ao vivo do programa Nogueirense Esportivo. Ele contou como superou a amputação de uma das pernas através da prática esportiva e disse que não há desculpa para não praticar um exercício físico.

Assista ao vídeo:

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.