09/12/2016

Atividades lúdicas são importantes para desenvolvimento das crianças

Jogos e brincadeiras lúdicas contribuem para o desempenho dos alunos

Informe publicitário

É essencial ressaltar a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento humano, ou seja, as atividades como contar histórias, música, jogos e tudo que estimule a criatividade são fundamentais para promover a aprendizagem da criança.

Segundo Freire (2002), quando uma criança é pequena e ainda não desenvolveu sua linguagem verbal, passa a repetir os gestos que está observando, mesmo que seu uso não seja necessário. Essa habilidade é utilizada como uma conduta lúdica, sendo executada por prazer, representando o ato corporal.

com-crianca-1481205264

Uma infância bem vivida no aspecto lúdico traz benefícios ao longo da existência do indivíduo. As múltiplas possibilidades de autoconhecimento, estimuladas através das brincadeiras, contribuem para tornar a criança mais segura, autoconfiante, e consciente de seu potencial e de suas limitações.

O uso de atividades lúdicas adequadas na psicopedagogia contribui para que os alunos possam obter melhores resultados em seu desempenho. Porém, somente atividades lúdicas não resolvem o complexo processo educativo; elas podem auxiliar em favor de promover mudanças, buscando por parte dos psicopedagogos interessados, diversas maneiras para promover melhores resultados.

A psicopedagoga Adriana Hilário é formada em Pedagogia, Psicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela Universidade Adventista de São Paulo (Unasp). Adriana atende na Clínica Caritas toda terça e quinta-feira, das 8 às 19 horas. Você pode entrar em contato com ela pelo telefone (19) 3877-5313, e-mail adriana.halmeida@hotmail.com, ou no endereço: Av. 15 de novembro, 892 , bairro São Vicente.

sozinha-1481205282

Referência: FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4 ed. São Paulo: Scipione, 2002.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.