11/10/2017

As 7 perguntas mais frequentes entre as pessoas que desejam adquirir um imóvel

Está pensando em comprar um imóvel? Não faça isso sem pegar essas dicas da Imobiliária Olandini

Informe publicitário

Comprar um imóvel é uma tarefa nem sempre muito fácil. Durante este período, muitas pessoas se veem com dúvidas. Se você pensa em adquirir um imóvel, leia esta reportagem primeiro. Aqui vão as 7 perguntas mais frequentes entre os compradores. E se ainda assim você não ficar satisfeito, basta entrar em contato com uma das Imobiliárias mais tradicionais de Artur Nogueira, a Imobiliária Olandini. A empresa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Telefones: (19) 3827-3011, 3877-2943 ou 3877-2948. Ou você também acessar o site da imobiliária.

Quais os cuidados que devo ter ao comprar um imóvel? Existem algumas variáveis que devem ser levadas em consideração. Se o imóvel for direto da planta, é importante que se saiba tudo sobre a construtora responsável pelo empreendimento. Para isso, dê  uma olhada no portfólio da empresa. Agora, não esqueça que é preciso ter um capital reservado para gastos referentes à entrega da casa. Se o financiamento for feito diretamente com a construtora, há algumas despesas extras além da prestação, como as parcelas para a entrega das chaves. Outra informação muito importante no que se diz respeito à custo está nas despesas com a documentação. Este tipo de gasto costuma ser de 5% valor do bem financiado. Além dos gastos com os registros nos cartórios e o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI). O importante na compra de um imóvel é sempre se certificar de que o imóvel está livre de ônus para isso existem algumas certidões importantes que devem ser analisadas para uma aquisição segura.

Dizem que o período de crise deixa o mercado imobiliário mais fraco. Devo esperar a época melhorar? Não. Especialistas aposta em um mercado que se estabiliza a cada dia em um equilíbrio entre a oferta e a procura. Essa equalização deve fazer com que os preços subam, por isso este é um bom momento para comprar imóvel. Desde que tenha condições reais para isso.

Preciso mesmo de ajuda na hora de negociar um imóvel?  O aconselhável é que sim. Isso porque nem sempre é tão fácil fazer a negociação de um imóvel. Para que isso ocorra, é preciso conhecimento e desenvoltura para chegar ao melhor acordo para ambas as partes. Com um corretor de imóveis é mais fácil encontrar, negociar os melhores preços e condições de pagamento e realizar a compra do imóvel. Com a assessoria certa é possível encontrar um imóvel ainda melhor do que você espera por uma diferença pequena de preço em relação ao que esperava pagar.


“Não esqueça que é preciso ter um capital reservado para gastos referentes à entrega da casa”


Quais as principais preocupações devo ter em relação à documentação do imóvel? É essencial que o comprador analise bem a documentação antes de efetuar a compra. Dê preferência em estar acompanhado de um corretor de confiança. Para que haja uma transação segura, o a Corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo estabelece certidões que devem ser apresentadas pelo vendedor. Tais certidões devem estar atualizadas. Mais uma vez é importante reforçar que a assessoria de um corretor especializado no mercado imobiliário é indispensável.

Se um inquilino não sair no tempo determinado do apartamento que eu comprei, o que devo fazer? O inquilino tem sempre a preferência de compra do imóvel alugado, mas caso ele tenha recusado a oferta, a venda é possível para qualquer outro interessado. Após a compra, caso o inquilino não se mude voluntariamente no prazo combinado, será preciso mover uma ação de despejo.

Se eu comprar apartamento na planta mas a obra não for finalizada por problemas com a construtora ou incorporadora, o que eu devo fazer?  Se a obra não for entregue no prazo combinado o comprador tem direito à indenização. No entanto, o valor dependerá dos termos do contrato. Para casos como estes, não se esqueça que você está sob a proteção do Código de Defesa do Consumidor.


É essencial que o comprador analise bem a documentação antes de efetuar a compra”


Como saber se a compra que estou fazendo é um bom negócio? Um bom negócio é caracterizado por diversas variáveis. Você deve analisar o valor em relação ao mercado, o estado do imóvel, se ele atende às suas necessidades e expectativas, se terá a valorização esperada nos próximos 5 anos, se a estimativa de crescimento da região é a desejada, se as condições de pagamento condizem com a sua realidade financeira, etc. Está cada vez mais difícil especular com imóveis, mas é preciso ter em mente que muitas vezes os tempos difíceis são justamente os que apresentam as melhores oportunidades.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.